A construção do Residencial Ibicatu, com 30 casas populares, em Centenário do Sul (Região Metropolitana de Londrina), deve ser concluída até setembro. A estimativa é dos técnicos da Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná), que realizaram uma vistoria e constataram que as obras estão 90% concluídas.

Imagem ilustrativa da imagem Casas em Centenário do Sul beneficiarão famílias em situação de vulnerabilidade
| Foto: Divulgação - Cohapar

Os recursos, de R$ 1,7 milhão, são fruto de um financiamento do Governo do Estado junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), por meio de uma articulação da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf). Os aportes obtidos pelo Governo do Estado vão permitir que as casas sejam entregues de graça a famílias residentes em condições precárias ou que pagam aluguel. O público beneficiado foi definido por técnicos estaduais e municipais entre as famílias que já são atendidas por programas assistenciais na cidade.

De acordo com o coordenador do escritório regional da Cohapar Fábio Henrique da Silva, a obra segue em bom ritmo de evolução. “Tivemos uma das últimas vistorias e tudo indica que em setembro as casas serão concluídas para serem entregues à população”, afirma. O projeto construtivo foi elaborado pela Cohapar, que também fiscaliza a execução da obra, pela Casacchi, construtora contratada via licitação pela companhia pelo critério de menor preço.

As unidades habitacionais são compostas por sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço externa, com modelos de 32 metros quadrados e unidades de 49 metros quadrados adaptadas para pessoas com deficiência, conforme cota prevista na política estadual de habitação.

Além da assessoria técnica da Cohapar e da Sejuf, a participação do Governo do Estado envolveu ainda a instalação gratuita em todas as moradias das redes de energia elétrica pela Copel e redes de água e esgoto pela Sanepar.

Para viabilizar o empreendimento, a Prefeitura de Centenário do Sul entrou com a doação da área como contrapartida. “A área escolhida para a construção do novo conjunto habitacional é uma região muito boa, com toda a infraestrutura para que essas famílias tenham, além de moradia digna, uma inclusão na sociedade”, afirma o prefeito Junior Tavian.

PRADO FERREIRA

Já em Prado Ferreira (Centro-Norte), a construção de casas populares vai beneficiar 26 famílias. As moradias são destinadas a famílias com renda mensal de um a seis salários mínimos. O projeto oferece facilidades na compra dos imóveis e o investimento é de R$ 4,8 milhões do Governo do Estado. O residencial faz parte do programa Casa Fácil Paraná e a autorização para o início da obra foi concedida neste mês.

Imagem ilustrativa da imagem Casas em Centenário do Sul beneficiarão famílias em situação de vulnerabilidade
| Foto: Divulgação -Cohapar

“Temos uma parceria com a prefeitura, através do Cras, para auxiliar as famílias que possuem dificuldades no cadastro”, explica o coordenador da regional da Cohapar de Londrina, Fábio Henrique da Silva. Ainda de acordo com ele, o atendimento será feito por agendamento para evitar aglomeração. O telefone para marcar horário é o (43) 3244-1503. O endereço do Ctsd é Rua Bahia, 364. Quem já possui cadastro no sistema da companhia nos últimos dois anos está automaticamente habilitado a participar do processo. É necessário, porém, atualizar dados como renda, telefone, endereço, e-mail e estado civil, caso tenham ocorrido mudanças desde a inscrição.

O prazo para a execução da obra é de dois anos, com previsão de entrega para março de 2023. São 26 unidades de 43 a 50 metros quadrados e modelos adaptados para pessoas com deficiência. Cada unidade conta com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa. Os imóveis são financiados pela Cohapar.

O financiamento poderá ser quitado em até 360 meses, sem cobrança de entrada e com juros reduzidos. A comercialização das unidades será para famílias com renda até seis salários mínimos, cuja seleção será iniciada logo após a conclusão das obras. (Com informações da AEN)

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1