Casal usa os 3 filhos menores como modelos para fotos pornográficas
PUBLICAÇÃO
sábado, 26 de abril de 1997
Da Redação 
Quarta-feira, 23 de abril, rua Serra da Mantiqueira, 1.065, jardim Bandeirantes (zona oeste de Londrina).
O casal Nilva Cordeiro da Silva, 27 anos, e Saulo Balarin Furlan, 34 anos, é preso em flagrante sob acusação de fotografar menores - no caso, os próprios filhos de Nilva, as meninas N.C.S, 9 anos, A.B.F, 6 anos, e o garoto U.N.A, 10 anos - em poses pornográficas. Policiais militares recolheram na casa, além de fotos das crianças, também do casal nu, praticando sexo.
O destino dado às fotos ainda é uma incógnita. Saulo afirma à polícia que as fazia por fazer. Nilva conta que as fotos eram feitas para servir de inspiração aos desenhos de Saulo. Esta não foi a única contradição dos depoimentos dos dois. Ela afirma que não gostava das fotos e tentava impedir o companheiro de fotografar as crianças nuas - mas teria sido ameaçada de morte. Saulo nega a ameaça e relata que Nilva gostava de posar nua.
A denúncia chegou à polícia através de um telefonema anônimo. O grupo P2, do serviço reservado da Polícia Militar, recolheu as fotos e os negativos na residência do casal. As fotos foram levadas para a promotora da Vara da Infância e Juventude, Solange Vicentin. Segundo o depoimento do casal, as fotos foram tiradas há dois anos. Depois disso, nenhuma outra teria sido feita.
O casal veio de Uberaba (MG) há cerca de dois anos - eles estão juntos há quatro anos. Saulo é deficiente físico por consequência de uma meningite. Ele caminha e fala com dificuldade. Em Londrina, Nilva trabalhava como camareira de um hotel. Saulo é desenhista.
Uma das questões levantadas pela polícia é sobre quem teria feito as fotos do casal praticando sexo. Uma possível resposta é que elas tenham sido tiradas pelas próprias crianças. Nilva e Saulo afirmam que isso não ocorreu, mas se contradizem quanto à autoria das fotografias. Nilva diz que foram tiradas por uma máquina automática. Saulo afirma que elas foram feitas por uma moça. A polícia não encontrou nenhuma máquina fotográfica na casa.
O casal foi enquadrado no artigo 241 do Estatuto do Menor e do Adolescente, que prevê pena de 1 a 4 anos de reclusão para quem fotografa ou publica cenas de sexo explícito ou pornográficas de crianças e adolescentes. Também será iniciado o processo de destituição do pátrio poder de Nilva e Saulo. As crianças estão sob a guarda provisória dos avós maternos, que moram ao lado da casa onde os acusados viviam. Nilva está detida no 2º Distrito Policial e Saulo, no 3º DP.


