Curitiba Um casal está preso na 18 Subdivisão Policial, em Telêmaco Borba (128 km ao norte de Ponta Grossa), acusado de negligenciar nos cuidados com os filhos. A prisão foi deflagrada depois que um dos filhos do casal, Geovane Lemes Domingues, 8 anos, morreu no dia 23 de dezembro, em decorrência de asfixia por bolo de ascaris ou seja, o garoto morreu sufocado por lombrigas.
Os pais, Odilon Domingues, 35 anos, carvoeiro, e a mãe, Cleonice Aparecida Lemes, 26 anos, dona de casa, foram presos em flagrante na última sexta-feira, depois que a delegada-adjunta de Telêmaco Borba, Mônica Meister, tomou conhecimento da morte de Geovane e da situação precária em que viviam os outros três filhos do casal: um menino de 4 anos, e duas meninas, de 5 e 9 anos. A família vive no vizinho município de Imbaú.
A delegada explica que o casal foi preso não pela morte do garoto, mas por colocar em risco a vida dos outros três filhos. Segundo a delegada, o pai não permitia que representantes do Conselho Tutelar e da Secretaria Municipal de Saúde entrassem na casa para checar as condições higiênicas do imóvel e passar orientação de cuidados. Depois da morte de Geovane, outro filho do casal ficou internado cinco dias em Imbaú para tratamento de saúde. Ele também estava com muitos vermes.
Mônica Meister conta que a situação da casa em que a família vive chocou policiais e conselheiros tutelares. Havia panelas com comida estragada, baratas circulando pela casa e muita sujeira. As três crianças estavam sujas, com piolhos e aparente desnutrição. Elas foram encaminhadas para uma casa-lar de Telêmaco Borba, onde estão recebendo cuidados médicos.
A delegada comenta que o pai se recusou a prestar depoimento e a mãe disse que a casa estava suja porque deixou de fazer a limpeza no período em que esteve com o filho no hospital. Ela justificou ainda que tem problemas de visão. O casal continuará preso esperando pronunciamento do juiz.
Na opinião de Mônica Meister, a falta de cuidados não é reflexo de problemas financeiros, porque havia latas de comida na cozinha da família e o pai tinha, na carteira, R$ 713,00 em dinheiro.
Vermífugo - O médico Ismar Strachnan, pediatra do Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba, diz que a infestação maciça de lombrigas pode se agravar e provocar a morte. Ele explica que esses vermes ficam nas alças intestinais e no abdomên, mas podem migrar para o pulmão provocando insuficiência respiratória. Dentro das alças intestinais pode-se formar um ''bolo'' e causar uma suboclusão ou uma oclusão por ascaris. As lombrigas podem comprometer também o fígado.
Para evitar a infestação de vermes, os cuidados com a higiene são fundamentais, diz o médico. Os pais devem dar vermífugos para as crianças com mais de um ano de vida, uma vez a cada 12 meses. Crianças menores que estão em contato com a terra estão sempre pelo chão, com as unhas sujas precisam ser avaliadas pelo pediatra e, se necessário, receber também uma dose de vermífugo.