Casal diz que estar apaixonado é segredo para ter vida longa
Leandro TaquesAos 70 anos de casamento, João e Irma brindam as Bodas de VinhoEles têm uma memória invejável. Contam histórias de fatos vividos no passado com lucidez e ainda trazem a doçura e a sabedoria adquirida ao longo dos anos. Eles são João e Irma Maschke, que aos 96 e 91 anos, respectivamente, são uma prova viva da chamada Melhor Idade. Apesar de pequenas dificuldades de locomoção, moram sozinhos num apartamento no Centro Cívico de Curitiba, e contam apenas com a ajuda de uma empregada
que faz a limpeza da casa duas vezes por semana. Tudo sob os olhos atentos do único filho vivo e dos netos que costumam fazer visitas diárias.
Mas qual o segredo de tanta vitalidade? Quem conhece o casal chega a ter a certeza que é o amor que sentem um pelo outro. João e Irma comemoraram no último dia 29, 70 anos de casados. É a chamada Bodas de Vinho, que nessas épocas de casa-separa, muita gente nem imagina que seja festejada. Para chegar a essa fase de casamento é preciso confiança e muito, muito amor, diz Irma.
Apesar de estarem mais sossegados, João e Irma sempre gostaram de festas e de fazer novas amizades. Antigamente ofereciam vários jantares que chegavam a reunir até quarenta pessoas em casa. Entre os convidados, pessoas ilustres da vida pública brasileira. Ari Barroso, Assis Chateaubriand, Érico Veríssimo e Moisés Lupion foram alguns dos amigos do casal.
O esporte também sempre fez parte da vida de Irma e João. Antes das longas caminhadas se tornarem modismo, nós já andávamos muitos quilômetros, conta João, que nasceu na Alemanha e mora no Brasil desde 1925. Irma também fazia natação e jogava golf. Orgulhosa, ela conta que costumava nadar num lago de 700 metros de extensão, indo e voltando sem se cansar.





