A Casa de Custódia de Arapongas (Região Metropolitana de Londrina), unidade penal com capacidade para atender 136 pessoas privadas de liberdade, foi inaugurada na quinta-feira (14). Com investimentos de R$ 8,8 milhões, recursos do Governo do Paraná, a CCA está localizada na Rua Rouxinol, região do Parque Industrial XI. Previsão é que o novo espaço recebe os preços

A Casa de Custódia fica em um terreno de 4,1 mil m2, sendo que o prédio tem 1.464 m² de área construída. São 11 celas para até 12 detentos cada, três células individuais e uma para pessoas com deficiência. O projeto é composto por um pátio solário, pátio para visitas, sala de aula, oficina de trabalho, enfermaria e duas salas para visitas; quatro guaritas e duas muralhas de cinco metros (muro de isolamento e muro limite).

Segundo o Depen-PR (Departamento Penitenciário do Paraná), a previsão é de que o novo espaço receba os presos nos próximos 15 dias. O local contará com equipe especializada, composta 28 funcionários, oito efetivos, além de vigilância permanente.

LEIA TAMBÉM:

= Municípios se unem para fortalecer inovação no Norte do Paraná

“Essa foi uma luta que se arrastou por mais de 30 anos. Foram inúmeros entraves e reuniões. Essa obra é um alívio para as autoridades de segurança da nossa cidade. Tudo isso se soma aos esforços e articulação da nossa equipe e do governador Ratinho Jr, dos nossos deputados, além da insistência que tivemos para tornar essa obra uma realidade”, salientou o prefeito Sérgio Onofre.

Para o diretor-regional da Polícia Penal, Reginaldo Peixoto, a CCA será peça estratégica e fundamental para a segurança pública da cidade e região, influenciando na ressocialização dos presos. “Agora contamos com uma unidade muito segura e que possibilita o implante em canteiros de trabalho e ressocialização. Uma realidade totalmente diferente da que vivíamos com a antiga cadeia pública de Arapongas”, afirmou a diretora e policial penal da Casa de Custódia de Arapongas, Gabriella Mendonça.

Imagem ilustrativa da imagem Casa de Custódia recém-inaugurada em Arapongas tem 136 vagas
| Foto: Divulgação - Prefeitura de Arapongas

BATALHÃO DA PM

O secretário de Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson Teixeira, que participou da cerimônia de inauguração, reafirmou o compromisso para a implantação de um Batalhão da Polícia Militar em Arapongas. “Ainda não saiu neste ano, por algumas questões burocráticas, mas vai sair no ano que vem. É um compromisso do governador, meu e do prefeito e nós temos palavra”, enfatizou.

A inauguração contou com a presença do prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, do secretário de Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson Teixeira, do diretor-geral da Polícia Penal, Reginaldo Peixoto, do diretor regional da Polícia Penal de Londrina, Élcio Martins Basdão, dos deputados estaduais Tiago Amaral, Cobra Repórter e Paulo Bazana, além de outras lideranças políticas e judiciárias.

(Com informações da Prefeitura de Arapongas)