Miguel, com 114 registros, e Alice, também com 114, foram os nomes mais escolhidos pelos londrinenses para registro de nascimento de seus filhos em 2021. O ranking geral dos nomes mais escolhidos no ano mostra a preferência por nomes simples, curtos em uma tendência observada pelos cartórios de Registro Civil de Londrina responsáveis por registrar os nascimentos das mais de 6.300 crianças nascidas neste ano.

O ranking geral dos nomes mais escolhidos no ano mostra a preferência por nomes simples, curtos.
O ranking geral dos nomes mais escolhidos no ano mostra a preferência por nomes simples, curtos. | Foto: iStock

A lista de nomes masculinos, liderada por Miguel, tem na sequência, Arthur (91), Heitor (77) e Davi (71). Já na escolha dos nomes femininos, além de Alice em primeiro lugar (114), estão Helena (106), Laura (82) e Livia (68). Nesta classificação, somente um nome composto integra o top 10 dos nomes femininos: Maria Clara (38), na nona colocação. Veja a lista completa no final do texto.

Os dados completos catalogados pelos cartórios paranaenses integram o Portal da Transparência do Registro Civil (www.transparencia.registrocivil.org.br/inicio), administrado pela Arpen-Brasil (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais ), que reúne a base de dados de nascimentos, casamentos e óbitos registrados pelas unidades presentes em todos os 399 municípios paranaenses. Na plataforma é possível realizar buscas ano a ano em todo o território nacional, em regiões, estados e municípios, possibilitando ainda recortes por nomes simples e compostos.

“Os nomes mais registrados no Paraná, com alguns semelhantes aos do Brasil, refletem as preferências dos paranaenses e também uma tendência. Neste momento de retomada, com muitos nascimentos voltando a acontecer, observamos que as escolhas são por nomes mais curtos e simples, mas significativos”, considerou Elizabete Regina Vedovatto, presidente do Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen/PR).

MUDANÇA DE NOME

Apesar do nome ser regido pela regra da imutabilidade, ou seja, deve se manter inalterado para segurança das relações jurídicas, existem exceções em lei onde a alteração é possível. Ela pode ser feita em cartório, até um ano após completar a maioridade – entre 18 e 19 anos – sem qualquer motivação -, desde que não prejudique os sobrenomes de família. Também é possível a correção de nome quando for comprovado erro evidente de grafia no registro.

No caso de pessoas transexuais, a mudança do nome pode ser feita em cartório, sem a necessidade de prévia autorização judicial, apenas com a confirmação de vontade do indivíduo. As demais alterações, como exposição do nome ao ridículo ou proteção a testemunhas só podem ser feitas por meio de processo judicial.

Já a inclusão do sobrenome, pode ocorrer nos casamentos, nos atos de reconhecimento de paternidade e maternidade - biológica ou socioafetiva -, e nos casos em que os pais de filhos menores constatam, em conjunto, que o registro original não reflete todas as linhagens familiares. Já a retirada ou alteração do sobrenome pode ser solicitada pela pessoa viúva, mediante a apresentação da certidão de óbito do cônjuge.

RANKING ESTADUAL DE NOMES MAIS REGISTRADOS EM 2021

10 Nomes mais frequentes:

Miguel(114), Alice (114), Helena (106), Arthur (91), Laura (82), Heitor (77), Davi (71), Lívia (68), Gael (65) e Gabriel (63)

10 Nomes masculinos mais frequentes:

MIGUEL(114), Arthur (91), Heitor (77), Davi (71), Gael (65), Gabriel (63), Theo (59), Samuel (57), Pedro (55) e Benício (50)

10 Nomes femininos mais frequentes:

Alice (114), Helena (106), Laura (82), Lívia (68), Cecília (51), Júlia (49), Antonella (45), Luísa (43), Maria Clara (38) e Liz (37)