Um carro-forte da empresa de valores TGV, de Londrina, foi assaltado ontem de manhã, no acesso a Uraí (26 km a oeste de Cornélio Procópio). Foram levados aproximadamente R$ 100 mil em dinheiro. Dois dos quatro vigilantes ficaram feridos, um deles baleado no braço.
Considerados ousados pela polícia, os assaltantes utilizaram dois caminhões Mercedes Benz - tomados de assalto às 6 horas no desvio do pedágio em Jataizinho - para forçar o carro-forte a parar. ‘‘Eles atravessaram um caminhão na pista e com o outro forçaram o carro-forte a sair da pista. Os dois perderam o controle e o carro-forte tombou fora da estrada. O caminhão bateu contra uma árvore’’, explicou o delegado de Uraí, Hélio Nunes Pires.
Houve troca de tiros entre os assaltantes, que utilizavam armas pesadas e de grosso calibre, e os vigilantes. Com um segurança ferido a bala no braço, acabaram abrindo a porta do veículo. Os assaltantes levaram todo o dinheiro que seria entregue às agências do Banco do Brasil de Uraí e de Sertaneja.
Vários veículos que estavam na estrada na hora do assalto foram parados e tiveram as chaves arrancadas da ignição pelos assaltantes. Na fuga, além do Santana verde, placas de São Paulo, a quadrilha levou um Vectra de uma pessoa que passava pelo local. As polícias Civil e Militar do Norte do Estado foram mobilizadas e fizeram bloqueios para tentar interceptar os assaltantes, mas até o final da tarde nenhum dos veículos havia sido localizado.
‘‘O assaltante que dirigia o caminhão deve estar ferido, pois a batida contra a árvore foi muito forte. Estamos informando todos os hospitais da região e do sul de São Paulo para que fiquem atentos e nos informe caso alguém apareça com estes sintomas’’, informou o delegado. Pela informação das vítimas, a quadrilha teria utilizado pelo menos oito pessoas no assalto.
A empresa TGV não permitiu que fossem divulgados os nomes dos seguranças assaltados. Porém, o delegado acredita serem os mesmos que foram vítimas de uma tentativa de assalto no dia 12 de junho de 95, quando os vigias Joaquim Arruda, Francisco Oliveira, José Germano e o motorista Israel Massoni ficaram feridos numa emboscada. De forma semelhante e no mesmo local, os assaltantes tentaram parar o carro-forte, disparando tiros de fuzis AR-15, de fabricação americana. Mesmo ferido, o motorista conseguiu levar o veículo até Uraí, obrigando a quadrilha a fugir.

mockup