Um veículo içado por um guincho "despencou" de uma altura de 25 metros, nesta manhã de segunda-feira (26), no estacionamento do Zerão, na região central de Londrina. Com a queda, o veículo atingiu a velocidade de 60 km/h. A simulação foi realizada pela CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) para encerrar a Semana Nacional do Trânsito, marcada por diversas ações de conscientização entre os dias 18 a 25 de setembro.

A ideia da simulação de impacto, segundo o major Mário Celso, diretor de Trânsito da Companhia, é para que todos possam “ver in loco o estrago que é causado quando há um choque com um veículo a 60 km/h. Um acidente como esse, envolvendo um atropelamento, por exemplo, há 98% de chance de a vítima ir a óbito. Por isso, defendemos a bandeira de 50 km/h”, diz.

A campanha neste ano teve como tema “Por favor, reduza a velocidade”, buscando sensibilizar os motoristas sobre os perigos em abusar do acelerador. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), altas velocidades provocam um efeito de afunilamento no campo visual do condutor, dificultando a percepção de pessoas e obstáculos nas ruas. Em situações de atropelamento, quando o motorista trafega em vias de 50 km/h, o risco de morte reduz para 40%.

Imagem ilustrativa da imagem Carro ‘despenca’ de altura de 25 metros no Zerão
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

“Esperamos que as pessoas tenham mais consciência, educação e respeito, obedecendo a sinalização de trânsito. Quem salva vidas são os condutores. Na dúvida, deixe o outro passar na frente. Uma atitude como essa pode parecer pouca coisa, mas pode salvar vidas”, ressalta Celso.

Dados do Placar do Trânsito, levantamento realizado pela CMTU, apontam que em 2020 foram registrados 2.964 acidentes em Londrina, com 68 mortes. No ano passado, esses números tiveram uma leve redução com 2.932 acidentes e 61 óbitos. Já em 2022, até o início deste mês foram registrados 1.362 acidentes e 28 mortes, sendo que quatro foram por atropelamento.

¨¨¨¨

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.