O Centro de Formação de Condutores e 14 auto-escolas de Londrina realizam hoje uma carreata pelas principais ruas do centro da cidade. Segundo a diretora-geral do centro de formação de motoristas, Nara Calegari, o objetivo da carreata é chamar a atenção das pessoas para a necessidade do adequado cumprimento das exigências do Código de Trânsito Brasileiro.
‘‘É que há escolas que não estão ministrando as 30 horas de curso teórico exigidas pelo novo código’’, diz Nara Calegari. Ela acrescenta que não revela os nomes porque ainda está fazendo levantamento de provas.
A diretora destaca que o importante é o motorista conhecer seus direitos e obrigações. ‘‘Para conceder a habilitação, o Detran exige que o interessado faça o curso teórico num centro de formação e a prática numa escola - passando antes pelos exames de sanidade física e psicotécnico’’, esclarece Nara.
‘‘Nas 30 horas teóricas, o futuro motorista aprende sobre legislação do trânsito, primeiros socorros, direção defensiva, cidadania e meio ambiente e mecânica básica. Somente depois passa pelas 15 horas de aulas práticas de direção’’, acrescenta.
A carreata vai sair do Centro de Formação, que fica na Rua Tupi, 845, e vai percorrer apenas ruas centrais. Mas Nara Calegari adianta que a intenção é sair também para os bairros.

mockup