Edna Mendes
De Londrina
A Festa dos Caminhoneiros, evento tradicional de Ibiporã (14 km a leste de Londrina) terminou ontem depois de dois finais de semana de comemorações. Cerca de mil pessoas participaram das festividades. A festa de encerramento foi aberta com uma carreata que contou com cerca de 100 caminhões.
Os veículos saíram às 9 horas, do Posto da Polícia Rodoviária, e desfilaram pelas principais ruas da cidade. O ponto final foi o Conjunto Habitacional Henrique Alves Pereira, local da festa.
Os caminhões foram abençoados e, em seguida, foi realizada missa em homenagem ao Sagrado Coração de Maria, padroeira do bairro e a São Cristóvão, padroeiro dos caminhoneiros.
A festa é organizada pela Capela Sagrado Coração de Maria e pela Associação de Moradores do Conjunto Henrique Alves Pereira. O dinheiro arrecadado no evento é dividido entre os dois organizadores. A prefeitura colabora com a infra-estrutura da festa, cedendo barracas, palcos e a quadra de esporte do bairro, onde é realizado o almoço típico à base de carreteiro.
Segundo o presidente da comissão organizadora da festa, Lávaro Furrier, as comemorações têm a finalidade de unir os caminhoneiros da cidade e manter a tradição do evento, que já dura 19 anos. ‘‘É uma forma de mantermos a classe unida e agradecermos pelas conquistas obtidas’’, disse.

mockup