Emerson Cervi
De Curitiba
Até o próximo dia 20, os Correios devem terminar a entrega dos carnês de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Curitiba. Os contribuintes terão mais 20 dias, até 10 de fevereiro, para apresentar solicitações de revisão ou impugnação da cobrança. ‘‘Toda pessoa que achar que existem erros nos valores lançados deve procurar a prefeitura até essa data para possíveis correções’’, lembrou o diretor do departamento de rendas imobiliárias da Secretaria Municipal de Finanças, Altevir Bello dos Santos.
Em casos de dúvidas, o contribuinte pode se informar pelos telefones 156, 350-8900 ou 350-8901, em qualquer Rua da Cidadania ou no plantão técnico da prefeitura. Depois de 10 de fevereiro, todo pedido de correção do IPTU 2000 será considerado intempestivo e só julgado no ano que vem. Isso representa cerca de 14 mil recursos anualmente. Na maioria dos casos, os equívocos são do próprio contribuinte.
Santos afirmou que em alguns casos o morador constrói um imóvel sem alvará no terreno e não informa a prefeitura da edificação. Assim, o carnê acaba tendo valor diferente do que realmente deve ser tributado. Para evitar esse tipo de problema, o proprietário deve notificar a prefeitura de qualquer modificação.
O contribuinte que não receber o carnê até dia 20 de janeiro deverá solicitar a 2ª via em qualquer rua da cidadania ou na própria prefeitura. O prazo para desconto de 15% em pagamentos à vista termina dia 25 de janeiro.