A 10 dias da 11ª edição da Festa Nacional do Carneiro no Buraco, Campo Mourão não é a mesma. O clima é de festa. Assim como o Rio de Janeiro pára no Carnaval, Campo Mourão pára com o carneiro no buraco. A organização da festa, que dura três dias, envolve não só vários setores da administração municipal como 12 entidades da cidade, mobilizando diversos segmentos da comunidade.
Todo ano, quando o mês de julho se aproxima, pode-se sentir a mudança de ‘‘clima’’ em Campo Mourão. Há cerca de um mês, por exemplo, a prefeitura vem organizando carreatas semanais que saem do centro em direção a algum bairro da cidade. Além da divulgação da festa, o objetivo é promover a degustação do prato típico de Campo Mourão, ainda desconhecido de muitos mourãoenses.
As carreatas atraem a cada final de semana um número maior de participantes. Tudo puxado por um caminhão do Corpo de Bombeiros, com direito a sirene ligada e a estouro de foguetes. Fantasias de carneirinhos dão o toque especial para chamar a atenção das crianças.
Mas nem só de festa vivem os dias que antecedem o maior evento gastronômico do Noroeste do Estado. No parque de exposição, onde o prato é servido sempre no segundo domingo de julho, dezenas de operários dão os últimos retoques para a realização da festa. Este ano, por exemplo, os 120 buracos estão sendo revestido com tijolos. A partir de agora, os buracos serão definitivos. E cobertos!
Se no Rio de Janeiro há quem viva o ano inteiro à espera do Carnaval, não é exagero dizer que em Campo Mourão há aqueles que estão sempre à espera da festa do carneiro no buraco. A Associação Panela que o diga. O grupo surgiu apenas para jogar bola nos finais de semana, mas acabou se tornando responsável pelo preparo dos 120 tachos da iguaria. -
O próprio ‘‘descobrimento’’ do carneiro no buraco teve caráter um tanto festivo. Afinal, foi no cinema, assistindo a um filme de bangue-bangue, que um grupo de pioneiros da cidade viu carne sendo cozida em buracos. Eles não resistiram à tentação e resolveram experimentar em casa. Muitas tentativas e várias experiências depois surgiu o carneiro no buraco.
Tamanha é a expectativa que, mesmo com o prato principal só sendo servido no domingo, a festa começa dois dias antes. A abertura é na sexta-feira à noite. No sábado, à meia-noite, o fogo ateado em cada um dos 120 buracos já virou um ritual festivo acompanhado por centenas de pessoas. Há até quem durma no local para ver a descida dos tachos, às 6 horas.
Por tudo isso, para quem gosta de festa e de muita comida, o carneiro no buraco é, literalmente, um prato cheio.

mockup