Curitiba – Os estoques nos bancos de sangue da rede pública do Paraná estão com nível normal, mas correm o risco de sofrer uma redução de pelo menos 30% com a chegada do Carnaval. Além da queda no número de doadores no período, os Hemocentros precisam lidar com a possibilidade de mais emergências que demandem transfusões. "É sempre uma incógnita. Gostaríamos que não houvesse isso, mas precisamos estar preparados", define Paulo Roberto Hatschbach, diretor do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar). Ele reforça o apelo para que os doadores não deixem de comparecer aos postos de coleta.
Hatschbach explica que, em média, são coletadas nos 22 hemocentros paranaenses 15 mil bolsas de sangue ao mês. Cada bolsa pode ser fracionada para até quatro pessoas. Os doadores que procuraram os hemocentros para fazer sua parte entre dezembro e janeiro deste ano ainda precisam aguardar para voltar a doar. "Homens precisam esperar três meses após a última doação e mulheres, quatro meses", diz.
Além deste quesito do tempo, muitos não se lembram do compromisso, ainda que estejam em condições de doar, assinala Hatschbach. "A pessoa até não tem problema em doar, mas, no meio da rotina, acaba esquecendo. Por isso, é importante fazermos o chamamento, para que a população possa lembrar dessa necessidade", comenta o médico. Ele recorda que na última campanha realizada pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), de 22 de dezembro a 4 de janeiro, foram coletadas 4 mil bolsas de sangue na rede pública do Paraná.
O prazo de validade dos componentes do sangue também coloca as equipes do Hemepar em alerta quanto à condição dos estoques. As plaquetas, por exemplo, importantes para a coagulação do sangue, têm validade de 3 a 5 dias. Contando com o feriado carnavalesco, a previsão, pontua Hatschbach, é que, a partir do dia 19 de fevereiro, as plaquetas já estejam no limite e precisem ser repostas o mais rápido possível.

ATENDIMENTO

Até o dia 14, os 22 hemocentros do Estado vão funcionar em horário normal, das 7h30 às 18h30. No sábado, as doações podem ser feitas das 8h às 18h. Já nos dias 16 e 17, não haverá coletas. No dia 18, o Hemepar volta a abrir às 12 horas.
Em Londrina, o Hemocentro funciona ao lado do Hospital Universitário (HU). Ontem, o estudante de Engenharia Ambiental André Anami, de 25 anos, se antecipou e compareceu à unidade para colaborar com o estoque local. Doador há cinco anos, ele relata que procura sempre monitorar a época correta de fazer suas coletas. A motivação, define Anami, é simples. "Não dói, é rápido e pode ajudar alguém que estiver necessitando", diz.

mockup