São Paulo - A cão-guia Hilary salvou a turismóloga Mellina Reis, 38, de cair no fosso de um elevador na estação Saúde, da linha 1-azul do metrô, na última terça-feira (15). Com a porta destravada, o equipamento que a levaria até a plataforma não estava no local. A labrador impediu a queda de cerca de três metros de altura ao indicar que havia algo errado.

"Nunca imaginei que o elevador não estaria ali, com a porta destravada. Se estivesse de bengala, eu seguraria a porta, entraria normalmente e cairia", afirma a turismóloga.

Mellina publicou um vídeo no Instagram, no perfil 4pataspelomundooficial, com mais de 16 mil seguidores, relatando o que aconteceu.

Ela diz que acionou uma funcionária da estação imediatamente depois do ocorrido. "Ela ficou assustada e disse que pediria para arrumarem", conta. "Primeiro, deveria ter uma manutenção constante. Diversas estações têm elevadores quebrados. É frequente. Vou pegar e não está funcionando", explica.

A turismóloga diz que esse mesmo elevador da estação Saúde apresentou problemas há poucos dias, antes do incidente desta terça. "Estava com a porta travada. Ele chegava, mas a porta não abria", diz.

Mellina alerta que problemas com elevadores podem causar acidentes graves não apenas com deficientes visuais, mas também com idosos, cadeirantes e gestantes. "Hoje em dia, a pessoa anda mais olhando para o celular do que para o caminho e pode acontecer de se machucar", diz.

A sorte da turismóloga é contar com a parceria com Hilary, que já dura oito anos. Segundo Mellina, a labrador tem 10 anos e meio, está em seus últimos meses de serviço como cão-guia e é considerada uma cachorrinha idosa, por isso evita escadas fixas.

Parceria da turismóloga com Hilary já dura oito anos
Parceria da turismóloga com Hilary já dura oito anos | Foto: Arquivo Pessoal

NÃO FOI A PRIMEIRA VEZ

Mellina diz que não foi a primeira vez que Hilary a salvou de um acidente grave. Em outra ocasião, as duas estavam paradas na esquina, quando a turismóloga escutou o barulho de um carro, como vindo em sua direção. "Quem viu disse que ela me empurrou e o carro passou exatamente onde eu estava", diz.

Questionado, o Metrô disse que lamenta o ocorrido e pede desculpas à passageira. Segundo a companhia, sob a gestão do governo João Doria (PSDB), o elevador já voltou a operar com a troca de uma peça danificada que impediu seu correto funcionamento. "A companhia também determinou apuração imediata da causa da falha, além de revisão do protocolo de inspeção e manutenção", afirmou, em nota.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1