Com 150 cães e 80 gatos abrigados, o Canil Municipal de Apucarana (Centro-Norte) possui sistemas de adoção diferenciado para aqueles animais com necessidades especiais. “Nós atendemos muitos animais com alguma deficiência. Às vezes chegam animais com mutilações sérias e a gente faz a publicação deles como animais de doação especial, pois precisam de um lar especial para cuidar deles”, explica Luan Rafael da Silva Santos, diretor do canil.

Imagem ilustrativa da imagem Canil Municipal de Apucarana tem sistema de adoção especial
| Foto: Profeta/Prefeitura de Apucarana

O canil é responsável por fazer resgate de cães e gatos errantes em que grande parte sofre violência de outros animais ou é vítima de maus tratos e abandono. No acolhimento, os animais são tratados pela assistência veterinária até que estejam saudáveis para o encaminhamento da adoção. Os que necessitam de mais cuidados vão para lares de protetores, por meio da Soprap (Sociedade Protetora dos Animais de Apucarana), até o encontro de um tutor definitivo.

O diretor do canil afirma que há sensibilização maior da sociedade por aqueles animais que possuem alguma deficiência e, por isso, há uma procura maior pro eles no canil. “Aqui são os que saem primeiro, porque as pessoas ficam mais comovidas por não ter pata ou não ter um olho. Existe uma questão solidária de pessoas, que procuram o animal que mais está precisando”, explica Santos.

O diretor afirma que aproximadamente 10% dos animais resgatados pelo canil possuem alguma deficiência ou estão debilitados por alguma doença. Ele também aponta que os animais especiais são os que mais transmitem carinho e criam afeto familiar, pelo histórico difícil que passaram. “Quando recebem amor, a chance de permanecerem na casa é de 90%, enquanto, às vezes, outros animais não se adaptam. Então, eles têm chance de adaptação muito grande por uma família que ofereça carinho”, argumenta.

SERVIÇO
Interessados podem acessar as páginas do Facebook do Canil Municipal (facebook.com/canilmunicipaldeapucarana) e da Soprap (facebook.com/SOPRAPapucarana).