Luciana Pombo
De Curitiba
O secretário de Estado da Segurança Pública, Cândido Martins de Oliveira, assinou ontem uma resolução que determina a realização imediata do planejamento, estudos finais e medidas preparatórias para a implantação do projeto de integração operacional e de responsabilidade de área entre as polícias Militar e Civil. Em 15 dias, os comandos das polícias deverão apresentar um relatório completo sobre a atual situação do Estado, com a quantidade de policiais disponíveis para o policiamento e infra-estrutura.
A intenção é implantar, até o final de outubro, o projeto em Curitiba e nas principais cidades do interior do Estado (Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel e Região Metropolitana de Curitiba). De acordo com Oliveira, o projeto significa a integração definitiva e total entre as duas polícias. ‘‘Dividiremos as grandes cidades por áreas e teremos distritos e grupamentos militares responsáveis pela diminuição da criminalidade em cada região’’, afirmou ele.
Todo o planejamento de combate ao crime deverá ser feito entre o delegado do distrito da área e o comandante do grupamento militar. ‘‘Acabaremos com os conflitos entre as polícias. Elas terão que atuar juntas, porque terão responsabilidade direta na busca de alternativas e soluções contra o crime’’, argumentou Oliveira.
A experiência de integração das duas polícias começou por Curitiba, no 1º Distrito Policial, no centro da cidade. Agora, todos os distritos terão que trabalhar da mesma forma e com responsabilidades aumentadas. ‘‘No 1º distrito, a integração era interna. Agora, queremos que a integração seja também externa, dentro dos bairros’’, disse.
Oliveira também determinou um levantamento completo de todas as viaturas caracterizadas e descaracterizadas das polícias. ‘‘Iremos divulgar estes carros para os policiais, evitando assim eventuais erros de abordagem’’, salientou.
A resolução foi assinada ontem no Palácio Iguaçu, em Curitiba, com a presença do governador Jaime Lerner. ‘‘Esse projeto vai fazer com que o policial fique mais perto de sua área de atuação’’, afirmou o governador. Em Curitiba, existem atualmente 13 distritos policiais e nove grupamentos militares.

mockup