Campo Mourão terá centro de oncologia e hematologia
Sid Sauer
De Campo Mourão
Campo Mourão vai ganhar um centro regional de oncologia e hematologia para tratamento de câncer. A pedra fundamental do empreendimento foi lançada ontem de manhã em um terreno anexo às obras da nova Santa Casa. O investimento é de R$ 1 milhão e o centro terá capacidade para atender inicialmente 100 pessoas por dia.
A previsão é que o empreendimento, com área construída de 670 metros quadrados, comece a funcionar dentro de seis meses, praticamente o mesmo prazo previsto para a conclusão da Santa Casa.
Segundo o presidente da Santa Casa, Dilmar Daleffe, o Centro de Oncologia será construído por um grupo de médicos de Maringá e Umuarama e vai oferecer os mais modernos tratamentos contra o câncer disponíveis no País.
Apenas Curitiba e Londrina têm centros de oncologia da mesma categoria no Estado, ressalta Dallefe. O terreno será cedido pela Santa Casa em regime de comodato. Dentro de 20 anos, todo o centro será revertido à instituição.
Hoje, cerca de 70 pessoas que moram em Campo Mourão têm se tratar contra o câncer em outras cidades, principalmente Londrina e Cascavel, ressalta Daleffe. Em geral, a procura é para sessões de quimioterapia e radioterapia. Em toda a microrregião, com mais 24 municípios, ele acredita que esse número chegue a 300. De acordo com Daleffe, a implantação do centro evitará o desconforto, o transtorno e as despesas dessas viagens.
Além disso, o centro de oncologia e hematologia será um passo decisivo para transformar Campo Mourão em pólo na prestação de serviços na área de saúde, completa Daleffe.
O número de pessoas de Campo Mourão que são obrigadas a procurar tratamento contra o câncer em outras cidades já obrigou a prefeitura a comprar um veículo tipo van para a realização do transporte. A prefeitura também acredita que a conclusão da Santa Casa deva atrair outros investimentos privados na área de saúde para o município.





