A Secretaria Municipal e Controle, Fiscalização e Ouvidoria de Campo Mourão está desenvolvendo
uma campanha contra a poluição visual na cidade. De acordo com o secretário Roberto Ribeiro de Castro, o objetivo é orientar comerciantes sobre a instalação de placas, luminosos e outros tipos de propaganda.
A campanha faz parte de um programa de despoluição visual que a prefeitura quer colocar em prática em Campo Mourão e servirá para despoluir as fachadas das lojas e preservar o visual urbano, cumprindo o Código de Posturas do Município. Através de um informativo, a prefeitura pretende informar aos comerciantes sobre a necessidade de licenciamentos das publicidades.
‘‘Ao abrir um estabelecimento comercial, a pessoa precisa do alvará de publicidade, indicando os letreiros e anúncios que serão colocados nas fachadas das lojas’’, explicou Castro. ‘‘Toda propaganda instalada sem o licenciamento prévio da prefeitura é uma propaganda irregular’’. Segundo ele, as irregularidades são passíveis de multas.
O trabalho de despoluição visual inclui cavaletes, banners e faixas. Castro lembra que, além de provocar poluição visual, muitas vezes esses equipamenos atrapalham o trânsito de pedestres e prejudicam a visibilidade de sinais de trânsito e de placas de numeração de imóveis. ‘‘Queremos retirar o excesso de propaganda que está instalada de forma irregular’’, disse o secretário.

mockup