Campo Mourão faz ato pela paz
PUBLICAÇÃO
sábado, 11 de dezembro de 2004
Carolina Avansini<br>Reportagem Local 
Moradores de Campo Mourão se mobilizam hoje contra o alto índice de violência na cidade. O ato público é organizado pelo Fórum Permanente da Juventude (FPJ) com apoio de clubes rotários, Associação Comercial e Industrial e dos conselhos municipais da Segurança e Anti-Drogas. O evento está marcado para 10 horas, no Calçadão do município, e vai marcar o início da campanha ''Atitude Pela Paz''.
Segundo o presidente do FPJ, Carlos Rogério Alves Ferreira, o objetivo da campanha é chamar a atenção da sociedade civil para a questão da violência. Neste ano, foram registrados 29 homicídios na cidade. ''O índice é maior que o de Maringá, que registrou 16 mortes'', comparou.
O estopim da campanha foi o assassinato da estudante universitária Janete Sobota, 21 anos, há um mês. A principal suspeita é que o autor do assassinato seja o ex-namorado da moça, que teve prisão preventiva decretada e está foragido.
Durante o ato público serão recolhidas assinaturas em um abaixo-assinado que será enviado para o secretário de Estado da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazzari. ''Pretendemos colher no mínimo cinco mil assinaturas'' , disse Ferreira. Segundo ele, a mobilização pretende mostrar ao governo que a cidade está preocupada com a segurança pública e reivindicar do poder público medidas eficazes para conter a onda de violência. ''O abaixo-assinado reivindicará também melhor estrutura física e humana para as polícias Civil e Militar'', completou.
A Secretaria de Segurança Pública informou, através de nota, que ''vem aplicando especial atenção na cidade de Campo Mourão.'' ''A princípio, está sendo feita uma grande reforma na Sede da Subdivisão para melhorar as condições de trabalho dos funcionários e também as instalações da carceragem. Está previsto o investimento de R$ 200 mil até o final da reforma.''
De acordo com a nota, a secretaria também tem o projeto dos conselhos comunitários, que visa estreitar o contato entre as polícias e a população. A nota informa que quanto ao efetivo, a Polícia Civil dispõe de 37 policiais e a PM, de 120 homens.


