Arquivo FolhaCarneiro no BuracoDinheiro do fundo também poderá ser usado na divulgação de atraçõesA partir de agora, 1% da arrecadação própria de Campo Mourão terá que ser destinada ao Fundo Municipal do Turismo (Fumtur). A novidade foi lançada esta semana pela prefeitura e objetiva arrecadar recursos para que o município invista no setor. Além da arrecadação municipal, o fundo poderá receber doações e transferências financeiras de pessoas físicas e jurídicas, públicas e privadas, além de indenizações e royalties.
O dinheiro do Fumtur será gerenciado por uma instituição financeira que se proponha a fazer parcerias com a prefeitura e a iniciativa privada em troca de financiamentos complementares. A liberação dos recursos do Fundo será decidida pelo Conselho Municipal do Turismo, que também foi criado há poucos dias em Campo Mourão. O município ainda poderá investir o dinheiro do Fumtur na divulgação de suas atrações, como a Festa Nacional do Carneiro no Buraco.
A prefeitura também vai poder usar os recursos para treinamento de pessoal, promoção e calendário de eventos, manutenção dos serviços, apoio aos programas e projetos turísticos. Para isso, no entanto, tudo terá que ter a aprovação do Conselho do Turismo, que também vai ter a função de fiscalizar a aplicação dos recursos. De acordo com a prefeitura, o turismo ecológico e o rural são os segmentos que têm obtido maior desenvolvimento nos últimos anos em Campo Mourão.

mockup