Campo Mourão - Um homem de 72 anos é a primeira vítima fatal por coronavírus em Campo Mourão (Centro-Oeste). Segundo informações da prefeitura municipal, o idoso faleceu na terça-feira (31 de março), na UTI da Santa Casa, e o Lacen (Laboratório Central do Paraná) confirmou nesta quinta-feira (2) que a causa da morte foi Covid-19.

Imagem ilustrativa da imagem Campo Mourão confirma morte por coronavírus

Outros três casos suspeitos também foram confirmados pelo Lacen, o que eleva para 9 o número de pacientes infectados pelo vírus no município. Segundo a secretaria municipal de Saúde, 19 casos suspeitos ainda aguardam resultados dos exames e 88 pessoas estão em monitoramento, entre elas os familiares do paciente que faleceu. Os casos descartados somam 51 até agora.

NA UTI

Segundo informações da prefeitura, sete dos 13 leitos de UTI na Santa Casa estão ocupados por pacientes com suspeita ou confirmados para Covid-19. Além de 4 pacientes de Campo Mourão, há um de Iretama e dois de Araruna. O hospital conta ainda com uma Clínica para Covid-19 com 5 pacientes em isolamento. O primeiro caso confirmado deu entrada no hospital no dia 19 de março.

“Os números não são nada animadores. Isso só reforça a necessidade de mantermos as medidas de prevenção, especialmente o isolamento social, pois o vírus está circulando e não temos estrutura para atender a demanda se esses números continuarem subindo”, observa o secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos, que na tarde desta quinta-feira (02) esteve reunido com o Comitê de Crise.

O secretário informou que a Santa Casa é o hospital referência para atendimento da doença e já prepara a ampliação de leitos de UTI. Por parte do município também foram adotadas várias medidas, como o decreto que restringe a atividade comercial para evitar aglomerações, cancelamento de eventos públicos, bem como ações como desinfecção de vários locais públicos.

Profissionais da Saúde trabalham no monitoramento e diariamente são emitidos boletins e realizadas transmissões ao vivo pelas redes sociais para informar a população. A UPA foi definida como local para atendimento de pacientes com sintomas de doenças respiratórias.

NO ESTADO

De acordo com o último boletim da Sesa (Secretaria de Saúde do Paraná), divulgado na tarde de quarta-feira, no estado são 44 casos confirmados. Com a morte do idoso em Campo Mourão, sobe para quatro o número de vítimas fatais no Paraná - dois de Maringá (Noroeste) e um de Cascavel (Oeste).

(Atualizado)