Os campeões olímpicos de vôlei Carlão, Pampa e Paulão participaram ontem de um evento de conscientização contra a dengue na Escola Estadual Dr. Olavo Garcia Ferreira da Silva, no Conjunto Avelino Vieira, na Zona Oeste de Londrina. Os atletas fizeram palestra sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, sortearam camisetas e distribuiram autógrafos aos estudantes. Eles fazem parte de projeto de parceria entre o Banco do Brasil e administrações municipais para realização de atividades sociais paralelas ao Circuito Nacional de Vôlei de Praia, que está sendo realizado em arena montada no Lago Igapó 2.
Os estudantes também assistiram apresentação de teatro de fantoches, encenada pela Turma Ecológica da Secretaria Municipal de Saúde. Os jogadores são Embaixadores do Programa Fome Zero e participam de eventos sociais em todas as cidades que abrigam etapas do circuito. Pela manhã, os medalhistas olímpicos visitaram crianças internadas no Hospital Universitário (HU). Anteontem, a creche do Núcleo Espírita Madre Leônia e o Projeto Viva Vida do Jardim Marabá (Zona Leste) também receberam os atletas.
Como Embaixadores do Fome Zero, os atletas incentivam a doação de alimentos para o programa. O recebimento será na manhã de domingo na final do circuito, mas a doação não é obrigatória. No ano passado, a etapa de Londrina foi a campeã em arrecadação. Para Pampa, a presença dos atletas facilita a assimilação da mensagem da campanha contra dengue pelas crianças. ''A criançada tem uma ligação muito grande com a gente. Este tipo de evento faz com que as campanhas se tornem mais fortes e sejam mais capazes'', avaliou.
Paulão destacou a importância da prática de esportes entre os jovens. ''É a relação da saúde com o esporte. Sem saúde, não há como as crianças e jovens praticarem atividades esportivas'', declarou. Segundo Carlão, o destaque do trabalho de conscientização é a possibilidade de atingir o País todo. ''Passamos por 20 Estados em todas as regiões do País com programas sociais'', salientou.