O cantor Ney Matogrosso esteve ontem em Curitiba para gravar um vídeo informativo sobre a hanseníase, que deverá ser veiculado em breve em todo o Paraná. O artista está participando ativamente do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas Pela Hanseníase (Morhan). O objetivo é pressionar o Ministério da Sa© úde para uma grande campanha nacional.
O cantor está percorrendo o País tentando sensibilizar as secretarias estaduais de Saúde a deflagrarem campanhas locais. Além do Paraná, ele já obteve resultados positivos em Santa Catarina, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.
Com o apoio de ONGs e iniciativa privada, Ney Matogrosso já gravou vários vídeos informativos que foram entregues pessoalmente ao ministro da Saúde, José Serra. ‘‘O material publicitário já está com eles, é só veicular’’, disse.
Para Ney Matogrosso, a intenção da campanha é banalizar a doença. Ele está disposto a usar todo o espaço que a mídia lhe oferece para propagar informações básicas. ‘‘Precisamos dizer, por exemplo, que a lepra tem cura e que seu nível de transmissão é baixíssimo e inexistente após a medicação adequada’’. O artista lembrou ainda que os remédios são distribuídos gratuitamente no Brasil. Atualmente há 80 mil casos da doença no País.
O Paraná tem 3.130 casos registrados e o objetivo a curto prazo é baixar este número para mil. ‘‘A meta principal é erradicar a doença no Estado’’, afirmou Raggio. Isso só aconteceria a partir de uma grande conscientização da população.
‘‘Estamos reciclando o Leprosário São Roque (em Piraquara, região metropolitana de Curitiba), que já está funcionando como um hospital geral e não mais exclusivo aos casos de hanseníase’’, explicou o secretário.

mockup