Para comemorar o Dia Nacional da Saúde e divulgar a Semana Mundial da Amamentação, que tem como tema ‘‘Amamentar é um Ato Ecológico’’, as secretarias Municipais de Saúde e do Meio Ambiente montaram uma barraca com dois estandes no calçadão da rua XV de Novembro. Em um deles, as pessoas podiam se vacinar contra o tétano e medir a pressão arterial. No outro, elas recebiam orientações sobre a importância do aleitamento materno.
A procura maior foi nos estandes para medir a pressão arterial. Poucas pessoas procuraram pela vacina antitetânica. Além das orientações no calçadão, os Centros Integrados de Atendimento (CIAs) estão fazendo palestras e orientando sobre amamentação.
Segundo a assessora técnica da Secretaria do Meio Ambiente, Célia Damiani, a campanha sobre amamentação com tema ecológico visa a conscientização das mães sobre a agressão que os leites artificiais causam ao meio ambiente.
A enfermeira Silvia Koloda disse que a Saúde já fez levantamentos que comprovaram que cerca de 90% das mães que têm bebês em Guarapuava amamentam os filhos. ‘‘Procuramos orientar sobre a importância do leite materno através de nossos programas. Fazemos isso ainda no início da gravidez’’, ressalta. Silvia disse também que as mães mais jovens são as que mais resistem contra o aleitamento materno. ‘‘Elas têm medo que os seios fiquem flácidos e por isso alegam que o leite é fraco. Não existe leite fraco’’, afirmou.

mockup