Campanha recolhe 20 mil embalagens de agrotóxicos
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 21 de novembro de 2008
Luciano Augusto<br> Reportagem Local 
Arapongas A campanha de coleta de embalagens de agrotóxicos feita com os mais de 300 proprietários de terras da região da Bacia do Ribeirão Apertados, em Arapongas (Norte do Estado), lotou cinco caminhões. O trabalho, realizado entre os dias 17 e 18 e divulgado ontem, tem relação com a recuperação do manancial que abastece o município com água potável e que está severamente comprometido pela poluição.
O capitão Arnaldo, membro da Defesa Civil de Arapongas e do comitê gestor que trabalha na recuperação da bacia, ressaltou que a iniciativa é importante porque evita que a contaminação perdure ao longo do tempo. Como todos entregaram voluntariamente, não houve qualquer tipo de sanção aos proprietários. Mas ele alertou que daqui para frente quem for flagrado mantendo embalagens vazias em quantidade na propriedade poderá ser punido por crime ambiental pelos órgãos competentes.
O engenheiro agrônomo Irineu Zambaldi, que responde pela empresa contratada para fazer a coleta, informou que as embalagens foram encaminhadas para a unidade de destinação em Cambé. Ele estimou que cerca de 20 mil unidades foram coletadas.
Há pouco mais de uma semana, a Bacia do Apertados foi decretada área de manancial para abastecimento de água. A medida, que impõe regras mais rígidas para o uso e ocupação do solo e prevê a recuperação de parte dos danos, foi a saída encontrada para tentar salvar o manancial que fornece água para 100 mil pessoas na região. O Governo estendeu a proteção às bacias dos rios Pirapó e Caviúna, mananciais que também é usada para captação de água. No Caviúna, há cerca de um mês foi registrada mortandade de centenas de peixes numa propriedade da região. Amostras de água e de peixe foram coletadas mas
os exames ainda não foram concluídos.
A ocupação desordenada da Bacia do Apertados provocou, entre outros problemas, a poluição por agrotóxicos e teve a mata ciliar devastada. A situação já provocou a interrupção da captação e fornecimento de água no município por quatro vezes nos últimos dois meses.


