Curitiba - O Ministério Público, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), lançou ontem a campanha ''Criança e adolescente na escola: essa lição é para todos!''. O objetivo é alcançar todos aqueles que estiverem longe dos estabelecimentos do ensino.
A primeira fase termina no dia 14 de março e servirá para fazer um balanço de quantas pessoas do público infanto-juvenil estão fora das salas de aula e como elas serão realocadas na rede estadual.
Em entrevista na tarde de ontem, no Ministério Público, em Curitiba, o procurador-geral de Justiça, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, disse que o objetivo da campanha é ter 100% das pessoas com idade escolar nas escolas.
''Não importa o número de novos estudantes, o Estado tem a obrigação de atender a demanda. Precisamos fazer com que os invisíveis passer a ser vísiveis na sociedade'', enfatizou.
O vice-governador e secretário da Seed, Flávio Arns, que também estava na coletiva, ressaltou que faz questão de incluir os indivíduos com necessidades especiais, os idosos e adultos que não têm acesso à educação, à campanha.
''A educação é um direito de todos, portanto, não podemos nos esquecer dos quilombolas, dos indígenas, dos assentados, daqueles que estão em um leito de hospital. Todos merecem atenção e receberão'', acrescentou Arns.
Questionado sobre quanto tempo espera que as pessoas recadastradas estejam todas dentro das salas de aula, o secretário garantiu que após um mês de recadastramento, será necessário mais um mês para a readequação de alguns casos especiais, como moradores de rua. ''Nessa situação, é necessária uma atenção mais especial, que alcance outras secretarias.''
O trabalho será feito em massa, com atuação conjunta do Conselho Tutelar, Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, secretarias municipais de Educação e promotorias. Foram encaminhados ofícios a todos esses órgãos e, além disso, as autoridades contam com a participação da população da divulgação da campanha
A taxa de abandono escolar nas escolas da rede estadual de ensino é de 9,4%, segundo levantamento feito pelo Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2009, o último disponível. No primeiro ano do ensino médio este índice sobe para 11%.

mockup