Diminuir os índices de cânceres de mama e ginecológico e fazer uma divulgação que consiga educar as mulheres para a prevenção, são os desafios da campanha lançada ontem na Prefeitura de Londrina pela Secretaria Especial da Mulher em parceria com a Caapsml.
O público alvo será as servidoras públicas municipais, que somam mais de 5 mil mulheres. De 5 de novembro a 28 de dezembro elas farão exames clínicos - papanicolau e mamografia - gratuitamente através da Caapsmel e também participarão de oficinas e sessões de vídeos.
Em sua pesquisa de pós-graduação em saúde da mulher, para a qual foram entrevistadas 70 mulheres mastectomizadas (que retiraram o seio por causa do câncer), a assistente social Helena Lima verificou que a grande maioria tinha informações sobre as doenças, os cuidados necessários e suas consequências. ''Mas mesmo com estas informações elas não se preveniram'', conta.
Helena Lima constatou que o medo de descobrir algum sintoma da doença e, principalmente, a dificuldade da mulher em tocar seu próprio corpo, são os grandes empecilhos para o diagnóstico precoce.
Estas questões serão trabalhadas pela assistente social durante a campanha com o auxílio de vídeos e através de oficinas. O ginecologista, Luís Fernando Mangieri, que também irá ministrar palestras, afirma que hoje a prevenção dependente muito da divulgação acertiva. ''As mulheres buscam o médico quando já estão com sintomas e não para a sua prevenção'', afirma. Segundo ele, falta uma cultura preventiva.
A secretária da mulher, Lygia Pupatto, afirma que 80% dos casos de câncer de mama são detectados acidentalmente pelas pacientes e já em estágio avançado. ''Este é um indicador de que o exame clínico não faz parte da rotina das mulheres'', afirma.

mockup