Pensando em promover a inclusão digital de alunos no retorno das atividades acadêmicas da UEL (Universidade Estadual de Londrina) foi lançada a campanha Acess@ UEL – Rede Inclusiva para Estudantes. O objetivo é arrecadar tablets para dar suporte a estudantes em situação de vulnerabilidade social, incluindo estudantes indígenas e aqueles em privação de liberdade.

Imagem ilustrativa da imagem Campanha na UEL busca arrecadar equipamentos eletrônicos para estudantes
| Foto: iStock

De acordo com o reitor Sérgio Carvalho, mesmo a UEL tendo parceria com a Seti (Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná) para fornecer internet para os estudantes, muitos não têm acesso a equipamentos digitais que comportem a navegação para a realização das atividades remotas.

Cerca de três mil estudantes (20%) precisam de algum tipo de apoio, seja equipamento eletrônico ou acesso à internet. Conforme os critérios da universidade, os primeiros contemplados com o tablet serão os alunos em maior situação de vulnerabilidade social, identificados pelo Sebec (Serviço de Bem-Estar à Comunidade).

O estudante deve receber o tablet mediante empréstimo, assinando um termo de compromisso. Essa modalidade já existe em alguns cursos, conforme a necessidade, como o de odontologia, que realiza empréstimos de aparelhos odontológicos.

CONFIGURAÇÕES MÍNIMAS

A compra do tablet deve ser feita de forma identificada, na qual o comprador assina um termo de doação do equipamento à UEL. O documento deve constar nos registros da Universidade.

O tablet precisa ter uma configuração mínima com as seguintes especificações: possuir entrada para chip de telefonia celular (3G ou 4G); no mínimo 16 Gb de memória física e 1 G de memória virtual (RAM); no mínimo 7 polegadas; sistema operacional Android 8.1 ou iOS 10.1.

O equipamento deve ser encaminhado ao endereço: Sebec , rodovia Celso Garcia Cid - PR 445 - Km 380, Campus Universitário. Caixa Postal 10.011 - CEP 86.057-970 - Londrina/PR. Pessoalmente, as entregas podem ser feitas às segundas-feiras, das 8h30 às 11h30; às quartas-feiras das 14 às 17 horas; e às sextas-feiras, das 8h30 às 11h30. (Com Agência UEL de Notícias)