A campanha Filho não é Visita será lançada pela OAB-PR (Ordem dos Advogados do Brasil - seção Paraná), em âmbito estadual, em Londrina nesta quinta-feira (4), às 18h, na sede da Subseção (rua Parigot de Souza, 311).

Estão programadas palestras das advogadas Luciana Pedroso Xavier, presidente da Comissão de Direito das Famílias e Sucessões da OAB-PR; e Silvia Marzagão, presidente da comissão de Direito das Famílias da OAB-SP, entidade que lançou a campanha em março deste ano.

“Quando vimos essa iniciativa da OAB-SP levamos a ideia para discussão na OAB-PR, que prontamente se dispôs a liderá-la no estado”, conta a coordenadora da comissão de Direito das Famílias e Sucessões de Londrina e também integrante da comissão estadual, Juliana Tavares.

O objetivo da campanha é ampliar o debate sobre o exercício conjunto da parentalidade e instituir o nome correto da palavra convivência na relação entre pais e filhos. “Geralmente, o genitor que não tem a guarda do filho se refere aos dias de convivência como dia de visita, o que não é correto. Precisamos mudar esse termo. Filho não é visita. Filho convive com pai e mãe”, sustenta Tavares.

LEIA TAMBÉM:

+ Cartórios do Paraná têm maior porcentagem de mães solos desde 2018

CONVÍVIO

Ela informa que a legislação nacional alterou a forma de tratar o convívio entre pais e filhos na busca de demonstrar que os cuidados, responsabilidades, direitos e deveres na relação dos filhos com suas mães e seus pais devem ser compartilhados.

“Portanto, a forma de mencionar o relacionamento de filhos quando os pais não convivem mais como casal é capaz de moldar um pensamento, um comportamento, até uma relação familiar. A palavra tem uma força de poder”, destaca ela, acrescentando que conversar sobre o exercício da parentalidade no momento do divórcio não pode envolver palavras que descaracterizam o vínculo da parentalidade.

Em Londrina, além do lançamento, estão previstas algumas atividades durante o mês de agosto, como panfletagem no Estádio do Café, no dia 9, quando haverá jogo entre Londrina e Cruzeiro pela série B do Campeonato Brasileiro. (Com informações da OAB)

¨¨¨¨

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1