Campanha faz exame de triagem auditiva
Os usuários do transporte coletivo que passarem hoje pelo Terminal Urbano de Londrina poderão fazer um exame de triagem auditiva gratuitamente, com orientação de uma fonoaudióloga. Esse exame faz parte da campanha Proteja seu ouvido, iniciada ontem pelos alunos dos cursos de música e relações públicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Os estudantes passaram um ano discutindo temas como poluição sonora e os perigos que o excesso de ruídos podem causar ao organismo. Nos folhetos distribuídos ontem no terminal, os estudantes informavam que alguns dos principais efeitos do barulho são: dores de cabeça, irritação, má qualidade do sono, infarto, perda da capacidade de concentração, problemas na gravidez e surdez.
As pessoas precisam saber que a surdez pode ser evitada e muitas vezes ela está relacionada a exposição excessiva ao barulho, explica a fonoaudióloga Samaia Amaral Camargo. A campanha Proteja seu ouvido está sendo feita após uma pesquisa de opinião com mais de 300 usuários e funcionários do Terminal Urbano de Londrina. O objetivo é conscientizar a população sobre a poluição sonora.
O vendedor de cachorro-quente, Grizante Biguinati, 65 anos, achou ótima a iniciativa da campanha. Eu trabalho das 9 horas às 23 horas aqui em frente ao terminal e sei bem o que é poluição sonora. O barulho perturba os ouvidos e acho que as pessoas deveriam aprender na escola a respeitar mais os outros e não causar barulhos excessivos, como ouvir música alta, por exemplo, diz Biguinati.
A campanha é resultado de um trabalho interdisciplinar do curso de música da UEL que foi realizado no decorrer desse ano, com orientação de professores do Centro de Música Aplicada e do Centro de Educação, Comunicação e Artes da UEL.





