Imagem ilustrativa da imagem Campanha enfatiza conscientização contra o abandono de animais
| Foto: iStock

Ações educativas e de conscientização contra o abandono e maus-tratos de animais fazem parte da campanha Dezembro Verde, lançado na última terça-feira (10) em Londrina. A intenção é realizar panfletagens em diversos pontos com grande circulação de pessoas, como os maiores centros comerciais da cidade. Para isso, a iniciativa contará com a ajuda das ONGs, dos protetores de animais e dos servidores da Sema (Secretaria Municipal do Ambiente) e voluntários.

A vereadora Daniele Ziober (PP), autora do projeto que se tornou a lei municipal 12.849/2019, que instituiu na cidade o Dezembro Verde, ressalta que muitas pessoas não têm consciência do sofrimento dos animais. Ela ressaltou que eles têm necessidades, precisam ser limpos, alimentados e receber cuidados dos médicos veterinários. "Os animais são como crianças. Precisam receber carinho e amor", destaca.

Um censo animal realizado pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), entre 2014 e 2015, levantou que Londrina possui 220 mil cachorros e gatos, dos quais 60 mil são abandonados. "Nos meses de dezembro e janeiro, infelizmente, há um aumento de abandono de animais nas ruas por conta das férias. A ideia é justamente dizer que o abandono de animais é crime previsto em lei federal 9.605, que é passível de punição, além de conscientizar sobre a posse responsável."

Ziober ressalta que a inclusão dos alunos das escolas na campanha é importante para que o assunto também seja discutido nas casas e nos círculos de amizade dos jovens. "A gente sabe que consegue conscientizar as crianças muito mais do que os adultos. A gente está plantando agora para poder obter resultados a curto, médio e longo prazo para que tenhamos um futuro diferenciado, com menos abandono e mais respeito", destaca.

Cobrança

O ativista, protetor independente e voluntário da causa animal Deivid Wisley cobrou ações efetivas do Município. O projeto Castramóvel, por exemplo, está parado desde o meio do ano. Ele também aponta a necessidade de vacinação desses animais; da necessidade de fornecimento de ração para ONGs que realizam o acolhimento de animais abandonados; implantação do SAMU Verde, uma ambulância que atende animais atropelados e do centro de bem estar animal, além da unidade de vigilância em zoonoses. "A gente, que é da causa animal, fica enxugando gelo", criticou.

Ele aponta que Maringá, por exemplo, possui o Samu Verde e outros municípios do Estado possuem o Castramóvel em atividade. "Exemplos, a gente tem perto da gente. Falta interesse do poder público. Isso é saúde pública", cobrou. "Verbas e recursos existem. O que falta é interesse de implantar essas políticas públicas", acrescentou.

A vereadora Daniele Ziober informou que os projetos do centro de bem estar animal, unidade vigilância em zoonoses e também o Cetas (Centro de triagem de animais silvestres) estão em andamento e que ajudou a procurar um local que pudesse abrigar a estrutura.

Ela ainda lembrou que em janeiro haverá um concurso público para a contratação de médicos veterinários e o pregão para a operação do Castramóvel está marcado para a próxima segunda-feira (16). "Espero que tenham pessoas interessadas para pegar o serviço e que ele esteja logo funcionando", disse. Ainda será proposto a alteração na lei que permitirá que a Prefeitura possa comprar ração animal, uma das principais dificuldades enfrentadas pelas ONGs.

Durante a solenidade de lançamento da campanha, o prefeito Marcelo Belinati lembrou que foram implantadas durante sua gestão a lei 12.695 que instituiu o Fupa (Fundo Municipal de Proteção aos Animais) e o Comupda (Conselho Municipal de Proteção e Defesa aos Animais). Sobre o Castramóvel, ele afirma que a meta é castrar mais 11 mil animais. Já o Banco de Ração do Município receberá o repasse de cerca de R$ 100 mil do Fundo Municipal para a compra e doação alimentos para os animais.

Fiscalização

Abandonar o animal doméstico é crime ambiental de maus-tratos, conforme o Código de Posturas do Município, Código Ambiental Municipal, a lei federal nº 9.605/98, e o decreto federal 6.514/2008. Quem presenciar ou identificar o abandono de animal pode encaminhar à Sema uma foto ou filmagem, pelo WhatsApp. A denúncia pode ser feita por qualquer cidadão pelo telefone (43) 99994-8677. Desde junho, a Sema efetuou 614 fiscalizações de maus-tratos de animais.