Cerca de 20 mil pessoas de Londrina já foram vacinadas na primeira semana da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso Contra a Gripe. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar os outros 26 mil que compõem a população acima de 60 anos do município. Os números foram divulgados ontem, Dia Nacional de Vacinação do Idoso, durante a abertura oficial da campanha em Londrina, realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Nova (Região Central).
Para o secretário municipal de Saúde, Silvio Fernandes, a vacinação é importante, especialmente ao se considerar o crescimento da população idosa do país. ''A expectativa é que até 2025 o Brasil seja o sexto país em número de pessoas com mais de 60 anos. Por isso, recentemente em Brasília decidiu-se que uma das prioridades para o Sistema Público de Sáude é o investimento na saúde do idosos'', anunciou.
Durante a abertura oficial da campanha, Fernandes pediu às pessoas presentes que reforcem o convite aos amigos e familiares para que tomem a vacina. Ele destacou que já é o oitavo ano da vacinação e que, por isso, o SUS já adquiriu experiência. ''Existem mitos sobre a vacinação, mas são infundados. A dose tem eficácia comprovada e não causa gripes nem alergias'', orienta.
O aposentado Adauto Gomes Patriota, 70 anos, conhece bem a eficácia da vacina. Desde o começo da campanha ele recebe a dose e garante que nunca mais ficou doente. ''Aqui no Paraná, que tem tanta variação de temperatura, é importante que todo mundo se vacine. Quando você vai para o norte do país não tem que tomar vacina de febre amarela e malária? Para mim é a mesma coisa'', explica.
Já Josefina da Silva, de 76 anos, não vai se vacinar. Ela é atendida pela equipe do Progarma Saúde da Família da UBS do Vila Nova e se recusa a tomar a dose. ''A última vacina que tomei foi quando eu tinha uns seis anos. Minha irmã também, morreu com mais de 80 e nunca ficou doente'', argumenta. Bem agasalhada, e sempre com um lencinho na mão que garante ser apenas uma mania , ela diz que nunca ficou de cama por causa de uma gripe. ''As vezes dá alguma coisinha, mas passa rápido.''
Em Londrina, a vacinação tem alcançado em média 78% dos idosos desde que a campanha foi iniciada. Apenas em 1999, primeiro ano de vacinação, o índice foi superior: 94,3%. No ano passado foram 83% e em 2004 chegou a 86%. ''Se este ano chegarmos a uma média de 80% já vamos avaliar como uma boa campanha'', garante o secretário. Ele orienta que a vacina é destinada às pessoas com mais de 60 anos, mas ressalta que os idosos que completarem esta idade este ano já podem ser imunizados. A vacina é gratuita e estará disponível nas 41 unidades básicas do município até o dia 5 de maio.

mockup