8.560 doses de vacinas contra a gripe e o sarampo foram ministradas no último sábado (15), durante ação realizada pela secretaria de Saúde de Londrina. Foram 4.528 foram para a imunização contra o sarampo e outras 4.032 doses contra o vírus da Influenza.

Imagem ilustrativa da imagem Campanha de vacinação em Londrina atinge 8,5 mil pessoas
| Foto: Tania Rego - Agência Brasil

A ação aconteceu em sistema de drive-thru, no estacionamento do Shopping Catuaí, para que a população não necessitasse descer dos carros, evitando assim a aglomeração. “A ação foi bastante tranquila, mas esperávamos um movimento um pouco maior. Porém, o clima sempre acaba por interferir. O importante, agora, é continuarmos com as ações voltadas para o sarampo, neste esforço de todo o país, para novamente controlarmos a doença, que já tinha sido considerada erradicada do Brasil”, explicou a diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Sônia Fernandes.

A expectativa era vacinar cerca de 10 mil pessoas contra a gripe e 8 mil contra o sarampo. Como o número ficou abaixo do esperado, os profissionais da saúde estudam uma nova ação no próximo sábado (22). Mas, a diretora da SMS lembra que, além das ações que acontecem nos fins de semana, a população pode agendar um horário, de segunda a sexta-feira, para tomar as vacinas nas Unidades Básicas de Saúde.

As doses continuam disponíveis para os adultos de 20 a 49 anos, independente de terem ou não tomado uma dose, no caso do sarampo; e para os maiores de 6 meses, no caso da Influenza. O agendamento pode ser feito pelo https://www.londrina.pr.gov.br/agendamentos É importante levar um documento de identificação com foto. Aqueles que tiverem a Carteira de Vacinação também devem levá-la para que os profissionais registrem a imunização na mesma.

Pais e responsáveis por crianças em idade escolar podem agendar a vacinação de qualquer uma das doses disponíveis no Sistema Único de Saúde para o mesmo dia e horário. “Aliás, o adulto que já agendou para a criança e não marcou um dia para tomar a sua dose, pode solicitar ao profissional de saúde a vacinação na hora, que ele realizará. A vacinação de adultos é bastante rápida e não irá interferir na agenda”, completou Fernandes.