Postos foram montados em alguns centros do campus; ação segue até quarta-feira
Postos foram montados em alguns centros do campus; ação segue até quarta-feira | Foto: Saulo Ohara
Imagem ilustrativa da imagem Campanha de vacinação é realizada na UEL



Apesar da gravidade da doença, muitas pessoas ainda não se vacinaram contra a dengue. No Paraná, a campanha foi prorrogada até sábado (24). Em busca do público-alvo (jovens entre 15 a 27 anos), a Secretaria Municipal de Saúde estabeleceu parceria com as universidades e algumas escolas particulares de Londrina. Na Universidade Estadual de Londrina (UEL), postos de vacinação foram montados em alguns centros de estudo e também na Biblioteca Central e Restaurante Universitário (RU) para que alunos e funcionários possam se vacinar até esta quarta-feira.
Na manhã de segunda-feira vários alunos procuraram pela vacina depois de serem abordados em sala de aula e no calçadão da universidade. O estudante de Artes Cênicas Bruno Porfírio foi um dos que viu os profissionais de saúde e aproveitou para se vacinar. "Não sabia que tinha direito (à vacina). Me mudei em abril para Londrina, ainda estou meio perdido sobre onde encontro as coisas por aqui. Agora vi o pessoal e fiquei feliz em saber que poderia me vacinar", afirmou.
Letícia Megume, aluna de Pedagogia, disse que sabia sobre a imunização e a importância de se prevenir, porém, quando buscou uma unidade de saúde a vacina não estava mais disponível e seria necessário ir até o Centro de Doenças Infecciosas (Cidi). "Aproveitei que estão aplicando aqui na UEL para tomar."
Márcia Regina Pizzo de Castro, coordenadora da campanha na UEL, explicou que a vacina para a comunidade universitária foi oferecida no Hospital de Clínicas, mas a adesão por parte dos alunos dos centros de estudo mais distantes foi pequeno, por isso foram criados postos de vacinação em outros locais, incluindo a Biblioteca e o RU, locais de grande movimento.
"São muitos alunos aqui e nossa estratégia é levar a vacina até eles. Nossa previsão era vacinar 14 mil pessoas na UEL e até agora apenas 1.200 se imunizaram. Entre as justificativas temos desde quem não sabia sobre a vacina, o receio da agulha até aqueles que têm alegaram que a mãe não queria que tomasse. Mas não é algo recente, já foi testada e aprovada. Além disso, precisamos ressaltar que a vacina reduz até 90% dos casos de dengue em sua forma mais grave", alertou.

REGIONAL
De acordo com a coordenadora de imunização de Londrina, Sônia Fernandes, as unidades básicas de saúde estarão oferecendo a vacina contra a dengue até sábado, das 8 às 17 horas. "Nossa meta em Londrina era vacinar 80% da população-alvo, mas até o momento atingimos apenas 20%, o que corresponde a 25 mil doses. Por isso estamos fazendo um esforço concentrado nas universidades e também em algumas escolas particulares, para ver se conseguimos aplicar outras 25 mil doses", explica.
Para Teresinha Sanchez, diretora da 17ª Regional de Saúde, o grande desafio é conseguir se comunicar com o público-alvo da campanha, já que apesar de toda a divulgação realizada, menos de um quarto da população-alvo se imunizou até o momento, o que compreende o pior resultado na regional.
"Nos municípios menores é mais fácil atingirmos a meta, pois o agente comunitário tem mais facilidade em chegar até quem precisa ser vacinado, as pessoas se conhecem. Montamos postos de vacinação até em supermercados. Aqui em Londrina os jovens nem vão ao supermercado, por isso estamos indo para as escolas. Essa faixa etária é mais difícil de alcançar, por isso temos um índice menor do que a vacina contra a gripe, por exemplo, cujas faixas etárias são os idosos e as crianças", aponta.
De acordo com a diretora, em toda a regional de Londrina foram imunizados até este domingo 34,54%. As cidades com maior adesão foram Jataizinho, com 53% do público-alvo vacinado e Assaí, com 52%. Além de Londrina, Cambé também busca aumentar seu índice de imunização, já que até domingo apenas 25% da comunidade havia tomado a vacina.

ESTADO
A campanha é realizada em 30 municípios, sendo que em Paranaguá (Litoral) e Assaí, têm direito à vacina moradores com idade entre 9 e 44 anos, 11 meses e 29 dias. Nas outras 28 cidades - que incluem Foz do Iguaçu, Maringá e Londrina – a vacinação abrange a faixa etária entre 15 e 27 anos, 11 meses e 29 dias.
Segundo informações de Secretaria Estadual de Saúde, pelo menos 159 mil pessoas já foram imunizadas, o que representa 31,8% do público-alvo da campanha. Ao todo, a vacina tem três doses, que devem ser aplicadas com intervalo de seis meses cada.

mockup