Campanha de coleta de pneus em Londrina acontece nesta quinta

Ação será realizada no Parque Ney Braga e é organizada pela secretaria municipal do Ambiente; população pode levar pneus de carros, motos, bicicletas e caminhonetes

Reportagem local
Reportagem local

Nesta quinta-feira (16), das 9h às 16h, a população pode descartar pneus velhos, sem uso ou com danos irreparáveis de forma correta. A campanha será realizada pela Sema (secretaria municipal do Ambiente), no estacionamento do Parque Exposições Governador Ney Braga (avenida Tiradentes, 6.275, esquina com a rua Deputado Ardinal Ribas).

 

Campanha de coleta de pneus em Londrina acontece nesta quinta
iStock
 


Podem participar da campanha representantes de oficinas mecânicas, empresas de transporte urbano, revendedores e pequenos geradores de resíduo. Serão aceitos gratuitamente todos os tipos de pneus, como de bicicletas, carros, motos, carriolas e caminhonetes.


Com isso, a Sema espera dar a destinação correta para esses materiais, evitando que eles sejam descartados na natureza. “O descarte de pneus no meio ambiente é um passivo ambiental, porque não sabemos o tempo exato que ele leva para se decompor na natureza. Há estimativas que indicam a necessidade de cerca de 600 anos para isso. Além disso, eles resultam em riscos para o meio ambiente e para a saúde humana ao poluírem o solo, causarem a erosão dos rios e serem agente de proliferação de vetores de doenças, como a dengue”, ressaltou a gerente de Educação Ambiental da Sema, Mariza Pissinati.


DOENÇAS

Além da contaminação do solo e da atmosfera, os pneus jogados de forma irregular em terrenos baldios, quintais e calçadas são fontes para diversas doenças. O mosquito Aedes aegypti, por exemplo, se reproduz na água parada, que pode estar dentro dos pneus, e transmite a dengue, a zika, a chikungunya e a febre amarela. Os animais peçonhentos (como aranhas, escorpiões e serpentes) também podem utilizar esses ambientes escuros como abrigo, tornando-se um perigo para crianças, adultos e animais domésticos.


Nesta edição, as empresas Almeida Pneus e Xibiu Reciclagem de Pneus são parceiras da Prefeitura de Londrina. A primeira é de Londrina, atua no recebimento de pneus inservíveis e os destina para a Xibiu, que tem sede em Araucária (Região Metropolitana de Curitiba). Esta última também coleta pneus em todo o Paraná e faz o tratamento do material. A borracha dos pneus pode ser utilizada como combustível alternativo em fornos de cimenteiras (em substituição ao coque de petróleo), em indústrias moveleiras, de calçados e de dutos de águas pluviais e como adição à massa asfáltica, quando triturados a ponto de virar pó. (Com informações do N.Com)


Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1

Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito
Assine e navegue sem anúncios [+]

Últimas notícias

Continue lendo