Campanha controla colesterol entre população carente
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 08 de agosto de 2002
Gilmar Agassi<br> Equipe da Folha 
Cascavel - Uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a Secretaria de Saúde de Cascavel e dois laboratórios particulares vai permitir que a população mais carente tenha controle da taxa de colesterol no sangue. A campanha, que também ocorre em nível nacional, começou ontem em Cascavel e termina no sábado, onde estão confirmados a realização de 1.050 exames nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
O presidente da seção/PR da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Walter Assumpção, explica que a decisão de realizar campanhas preventivas do colesterol partiu da Funcor (Fundação do Coração), órgão ligado à SBC, cujo principal objetivo é prevenir futuras doenças cardiovasculares.
O médico ressalta que estudos apontaram que se não for feito um trabalho preventivo, até 2020 as doenças do coração se tornarão uma epidemia. Ele alerta que as doenças cardiovasculares são responsáveis por 40% do total de mortes. Entre as causas que podem levar a esse tipo de doença estão o sedentarismo, tabagismo, alimentação inadequada, além do fator genético.


