A campanha de vacinação contra a gripe começou ontem em todo o Brasil. Em Londrina, além dos postos de saúde, foi montada uma barraca no Calçadão, onde os idosos, a partir dos 60 anos, puderam se vacinar.
A vacina estará disponível nos postos até o dia 9 de maio, data estipulada para o final da campanha pelo Ministério da Saúde. A meta é vacinar neste ano 47 mil idosos, segundo Sônia Fernandes, diretora de Epidemiologia e Informações em Saúde. Segundo ela, todos os anos Londrina consegue atingir a meta mínima, que é de 80%.
Não há previsão de extensão da campanha e a vacina não fica disponível no restante do ano, por isso, é importante comparecer aos postos de vacinação. Após esse período, somente será possível se vacinar nas clínicas particulares.
As pessoas que tiverem dúvidas sobre como tomar a vacina, em decorrência de alguma doença, de remédios que estejam tomando ou ainda por causa de alguma reação que tenham tido à vacina no ano anterior, devem comparecer aos postos, para verificar se podem ou não ser vacinadas. Sonia informa que isso deve ser feito logo no início da campanha. ''Às vezes a pessoa não pode tomar a vacina no dia, mas após uma semana já está liberada. Se deixar para comparecer no posto no último dia, ficará sem a vacina'', alerta ela.
Akio Matsuo, 74 anos, toma a vacina há 10 anos. Ele disse que ''às vezes tem uma gripinha, mas bem fraca.'' Já o casal Leonel Juliani, de 76 anos, e Orezina Dias Juliani, de 70, não têm do que reclamar. Segundo ela, eles vão juntos todos os anos tomar a vacina e nunca mais tiveram gripe. Também não sentem nenhum efeito colateral. Orezina reforça a importância da vacinação dizendo que antes de começar a se vacinar todos os anos, teve duas pneumonias. ''Nunca mais tive nada depois da vacina.''
Além dos idosos, os adultos e as crianças a partir dos seis meses de idade que foram portadores das seguintes patologias: doenças pulmonar e cardíaca crônica graves, insuficiência renal crônica, dependentes de insulina, cirrose hepática, alterações sanguíneas, transplantados, HIV positivos e portadores de Síndrome de Down, podem tomar a vacina de forma gratuita na rede de saúde, através do Centro de Referência Imunobiológica Especial. Os interessados devem solicitar o encaminhamento junto ao posto de saúde onde fazem tratamento.
Quem tem acompanhamento de médico particular deve solicitar um laudo e comparecer à Unidade Básica mais próxima de sua residência e solicitar o encaminhamento.

mockup