Campanha arrecada óculos para carentes
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 18 de dezembro de 2003
Andréa Lombardo<br>Equipe da Folha 
Luiz Assis: chamar a atenção das pessoas
Curitiba O Instituto de Oftalmologia de Curitiba (IOC) e a comunidade cristã Ação Reviver querem ajudar a população carente a enxergar melhor e prevenir doenças que podem comprometer a visão e, em casos extremos, causar cegueira. As entidades iniciaram, ontem, a segunda edição da campanha que arrecada junto à comunidade armações de óculos usados. Uma barraca foi montada próxima do posto policial da Praça Afonso Botelho conhecida como Praça do Atlético para recolher as doações até dia 22. No local, a população também pode fazer exames preventivos gratuitos com médicos e técnicos voluntários do instituto. A campanha vai até o próximo dia 22.
O material arrecadado irá atender crianças e adultos assistidos pela comunidade cristã Ação Reviver. No ano passado, as doações foram repassadas à Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação Paranaense dos Diabéticos, Fundação Iniciativa e Centro de Atendimento Integral ao Deficiente, beneficiando cerca de 400 pessoas.
O diretor clínico do IOC e um dos idealizadores da campanha, oftalmologista Luiz Geraldo Simões de Assis, afirmou que a iniciativa visa chamar a atenção das pessoas para a importância da saúde ocular e mobilizar a sociedade para ajudar as pessoas que, por sua condição social, não têm acesso ao tratamento oftalmológico. A campanha conta com apoio de uma ótica, que faz a adaptação das armações para as pessoas que serão atendidas, e o IOC doa as lentes.
A idéia de fazer a campanha, contou o médico, surgiu quando os pacientes do IOC não sabiam que destino dar aos óculos usados, depois que se submetiam a cirurgias e o aparato se tornava desnecessário. O IOC é especializado em intervenções de correção de deficiência refrativa como miopia, hipermetropia e astigmatismo.
Assis explicou que na barraca da campanha, as pessoas poderão medir a pressão ocular, que, quando aumenta, provoca o glaucoma: doença que pode causar lesões sérias e até perda total da visão. O outro exame aponta se a pessoa tem necessidade de usar óculos para corrigir deficiências.
Dados estatísticos da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que quase todos os adultos acima dos 45 anos precisam usar óculos. Entre as crianças, cerca de 15% enxergam mal. As políticas públicas para a área da saúde ocular, segundo Assis, são insuficientes para atender a demanda de pessoas que precisam de tratamento.


