Adolescente é considerado exemplo de perseverança e luta pela vida
Adolescente é considerado exemplo de perseverança e luta pela vida | Foto: Arquivo Pessoal

Uma família de Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina), com apoio de amigos, lançou uma campanha para arrecadar verba com o intuito de pagar o tratamento do filho, Matheus Camilo, de 16 anos. O adolescente luta contra um glioblastoma multiforme grau quatro, tipo mais comum e agressivo de tumor maligno cerebral que acomete seres humanos. Atualmente, ele está passando por uma intervenção em São Paulo, que começou em 1º de novembro. O custo é de R$ 35 mil semanais para as sessões de quimioterapia, além dos honorários médicos.

O tratamento vem acontecendo na capital paulistana por ser a única saída encontrada após acompanhamento em Londrina, no Hospital do Câncer. O SUS (Sistema Único de Saúde) não arca com as despesas, assim como o plano de saúde da família, que vinha cobrindo os gastos, entretanto, não mantém convênio com a clínica em São Paulo. Uma arrecadação foi aberta de forma online, por meio de site especializado, e com doações diretamente em conta corrente.

icon-aspas "É um menino guerreiro, forte, que nunca perdeu a fé ao longo de todo este sofrimento".

Mãe de Matheus, a professora Suseli Cristiane Alves Camilo conta que o jovem começou a apresentar os sinais da doença em março de 2018, com crises convulsivas parciais e contínuas. O diagnóstico correto, porém, só ocorreu em outubro, quando ele foi operado pela primeira vez, em Londrina. “Depois da cirurgia foram 30 sessões de radioterapia associadas ao mesmo número de quimioterapia, que era feita na forma oral. Ele tomava o comprimido a noite e no outro dia fazia a radioterapia”, relembra.

ENCAMINHAMENTO

Ao término deste processo, uma ressonância mostrou que a radioterapia não funcionou, sendo identificado um edema no cérebro do adolescente e o retorno da doença. Diante da situação, Matheus passou por um novo procedimento cirúrgico, em fevereiro deste ano, com retirada do câncer. “Então, foram iniciados novos ciclos de medicação, que foram de fevereiro a outubro”, narra.

O quadro de saúde do adolescente passou a se desenvolver bem, no entanto, para surpresa da família e médicos, exames realizados no mês passado mostraram a volta do tumor, desta vez numa região do cérebro em que não há condições de cirurgia. “A única oportunidade seria um tratamento disponível em São Paulo, que é novo, com um especialista em tumor cerebral de criança e adolescente no Brasil. A médica do Hospital do Câncer o encaminhou”, explica Suseli Camilo, docente da UTFPR (Universidade Tecnológica do Paraná) campus Londrina.

FÉ E ESPERANÇA

Em razão do estado de saúde de Matheus Camilo, que acabou se agravando, foi feita uma sessão de quimioterapia de emergência no fim de semana, mesmo sem uma sinalização positiva do plano de saúde. O jovem vem apresentando melhoras significativas. De acordo com a mãe, o adolescente não se deixou abater desde a descoberta da doença, sendo sinal de resistência, fé, esperança e luta pela vida.

“Ele fala para mim que só quer viver. É um menino guerreiro, forte, que nunca perdeu a fé ao longo de todo este sofrimento. Faz suas orações diárias, sempre rezando o terço, com esperança de vencer. O Matheus tem sonhos como todos, quer ser arquiteto, voltar a correr, andar de bicicleta, estar com os amigos, namorar, casar. O sonho dele é ser pai. É um menino simples, inteligente, amável e carinho”, elenca, emocionada.

Matheus Camilo junto com os pais e irmão
Matheus Camilo junto com os pais e irmão | Foto: Arquivo Pessoal

O médico que agora cuida do caso aguarda o resultado de análises para definir a continuação da aplicação do tratamento, que é intravenoso. A expectativa é que seja longo. Independentemente do tempo ou desafios, Suseli Camilo acredita que o filho conseguirá superar tudo, para que em breve possa ter a rotina de antes e com muita saúde. “É meu menino abençoado, herança de Deus na minha vida. Por isso, peço ajuda de todos, para salvar a vida dele.”

Serviço - Quem quiser ajudar pode acessar o site www.vakinha.com.br/vaquinha/juntos-pelo-matheus-camilo. Mais informações podem ser obtidas por meio do página no Facebook “Força Matheus Camilo”.