A Banda Municipal era uma das atrações ontem de manhã, no Calçadão de Londrina, durante a divulgação da campanha ‘‘Educação no Trânsito – Não Estacione esta Idéia’’, lançada pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). Enquanto a banda tocava num palco improvisado, vários estudantes distribuíam folhetos e informavam os motoristas sobre estatísticas de acidentes nos principais pontos críticos da cidade.
Nesta primeira etapa estão previstas, além da abordagem nos semáforos, realização de blitze educativas e palestras sobre temas relacionados ao trânsito. ‘‘Este ano, Londrina está apresentando uma média de 16 acidentes por dia’’, disse o técnico estatístico César Cassius. De janeiro a abril, a cidade registrou 19 mortos, com uma média diária de 7 feridos. Desses 19, dez eram condutores de motocicletas e seis pedestres. ‘‘Diminuiu bastante o número de mortes graças ao uso do cinto de segurança’’, disse Cassius.
A campanha, que vai durar até dezembro, está sendo realizada em parceria com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), Companhia de Trânsito (Ciatran) do 5º Batalhão de Policia Militar e o Conselho Municipal de Trânsito, envolvendo mais de 100 pessoas entre voluntários, estagiários e agentes de trânsito.

mockup