Câmeras fotografam nos sinaleiros
A Diretoria de Trânsito (Diretran) de Curitiba está instalando quatro ‘‘ratoeiras’’ para flagrar os motoristas que avançam o sinal ou bloqueiam cruzamentos. São câmeras fotográficas que registram a palca do carro no momento da infração. As ratoeiras começam a funcionar dia 5 de julho, junto com 26 radares instaldos em 20 ruas de alta velocidade. As multas eletrônicas não serão aplicadas nos primeiros 30 dias, prazo dado para a população se habituar aos novos equipamentos.
As ratoeiras já estão colocadas na Avenida Affonso Camargo com a Rua General Carneiro, Avenida Silva Jardim com Rua Bento Vianna, Rua João Bettega com General Potiguara e Rua Conselheiro Laurindo com Avenida Sete de Setembro. Até o final do ano serão instaladas 15 máquinas nos cruzametos da cidade.
O avanço do sinal vermelho é considerada falta gravíssima e o motorista pode perder sete pontos na carteira, além de pagar multa de 180 Ufir’s (R$ 175,86). A sinalização será reforçada com a pintura de faixas em 50 ruas mais movimentadas, colocação de 811 placas, sendo 600 voltadas para a indicação de fiscalização eletrônica, e instalação de semáforo para pedestres em 38 cruzamentos.
‘‘Estamos adotando placas para advertir o motorista sobre a presença dos equipamentos eletrônicos. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) desobriga as cidades deste tipo de responsabilidade, mas aqui nós não queremos pegar ninguém de surpresa’’, garante o diretor da Diretran, José Álvaro Twardowski.(D.N.).

mockup