Imagem ilustrativa da imagem Cambé vacina idosos com mais de 66 anos neste domingo
| Foto: Secom Cambé

A secretaria de Saúde de Cambé (Região Metropolitana de Londrina) programou a vacinação de idosos com mais de 66 anos para este domingo (10). Não é necessário fazer cadastramento, basta ir até um dos dois pontos de vacinação.

Seguindo os procedimentos anteriores, a imunização será realizada por meio de drive thru na Rodoviária (Avenida Brasil, 1336 - Vila Salomés) e no Centro da Juventude (Avenida Pedro Viriato P. de Souza, 953, Jardim Castelo Branco), das 8h30 às 12h. É obrigatório apresentar documento de identificação (RG e CPF) e um comprovante de residência.

Segundo a secretária de Saúde, Adriane Bertan, Cambé está fazendo o possível para acelerar a vacinação, mas depende da chegada de novos lotes do imunizante. “Nós fizemos uma pausa esta semana porque estávamos sem vacina. Assim que recebemos as doses, já iniciamos a vacinação e nossa média de aplicações é uma das melhores do país.", garante.

DOMINGO A DOMINGO

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, reforça a campanha de vacinação contra a Covid-19 de domingo a domingo visitando os municípios. Na manhã deste domingo (11) ele deve acompanhar a imunização em Cambé. A previsão é visitar também Cornélio Procópio, Jacarezinho e Sertaneja.

Segundo Beto Preto, a ideia da campanha é que os municípios não estoquem as vacinas já recebidas, ampliando o número de paranaenses que já receberam tanto a primeira como a segunda dose do imunizante. “Nossos vacinadores têm décadas de experiência e temos disponíveis 1.850 salas de vacinação em todo o Paraná. Se tivermos vacina para todos, conseguiremos vacinar de 150 a 200 mil pessoas por dia. Essa é nossa meta”, enfatizou. No sábado, o secretário .Ele esteve nos municípios de Jandaia do Sul, São Pedro do Ivaí, Goioerê, Cianorte e Sarandi, entre o Vale do Ivaí e a região Noroeste.

O Estado está aplicando mais de 633 mil doses nessa nova etapa da vacinação, tanto da D1 como da D2. Beto Preto lembrou que é justamente o encerramento do ciclo (duas doses) que vai fazer com que o sistema de saúde fique menos pressionado em relação a leitos para o tratamento da doença.

VACINÔMETRO

Segundo o Vacinômetro, plataforma de dados sobre a vacinação no Paraná atualizada em tempo real, 92,9% das primeiras doses e 39% das doses de reforço distribuídas no Paraná já haviam sido aplicadas pelos municípios até a noite deste sábado (10). No total, foram 2.495.350 doses de vacinas recebidas do Ministério da Saúde desde o início da campanha.

Atualmente, o foco da vacinação no Estado está na aplicação da primeira dose em pessoas de 65 a 69 anos e profissionais de segurança pública. Já a segunda dose está sendo aplicada em profissionais da saúde e idosos com mais de 70 anos, respeitando os intervalos recomendados.

A dose de reforço deve respeitar um intervalo de tempo recomendado pelos fabricantes das vacinas: doze semanas para AstraZeneca/Oxford/Fiocruz e 21 dias para a Coronavac. (Com informações da Secom Cambé e Agência de Notícias do Paraná)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1