A eleição para escolha dos membros do Conselho Tutelar de Cambé (Região Metropolitana de Londrina) terá nove candidatos. Eles são maiores de 21 anos e moram há pelo menos dois anos ininterruptos em Cambé. Eles também já passaram por etapas de comprovação de experiência técnica na área, prova escrita de conhecimentos gerais e específicos, noções de informática e prova de títulos.

A votação será neste domingo (1), das 8h às 17h, em seis locais da 78ª Zona Eleitoral. São eles: Centro de Eventos, Escola Municipal Professora Consolación Montes Hernandez, Escola Municipal Alvorada, Escola Municipal Professora Lourdes Gobi Rodrigues, Escola Municipal Padre Shymphoriano Kopf e Escola Municipal Santos Dumont.

Os cinco conselheiros eleitos irão trabalhar para atender o expediente do Conselho Tutelar das 8h30 às 17h e em escala de plantões 24h. Suplentes também serão escolhidos através da eleição. Todo o processo eleitoral está sob a supervisão da Comissão Organizadora e Julgadora do Processo de Escolha dos membros do Conselho Tutelar, instituída na Resolução 03/2023 do CMDCA e do Ministério Público.

LEIA TAMBÉM:

= Cadeião de Cambé poderá finalmente ser demolido

CANDIDATOS

Os candidatos são: Carla Dias Parnaíba Marcolino, Dilson Pereira de Oliveira, Josiane Cristina Botti, Kemely Cristina Nunes da Silva Marques, Livia Diniz Lopes Sola, Márcia de Freitas Souza Elias, Maria Donizete de Lima, Shirley Mitsue Machado de Oliveira Brizola e Simoni Cristina Brito Gomede.

CONSELHO TUTELAR

O Conselho Tutelar é um órgão criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, com o objetivo de ajudar a família, a sociedade e o Estado a zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes, e proteger contra toda forma de negligência, exploração e violência. Suas atribuições estão previstas nos artigos 95 e 136 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), que estabelece que o conselheiro tutelar deve atender crianças e adolescentes diante de situações de violação de direitos, como também orientar os pais ou responsáveis dessas crianças e adolescentes. O conselheiro tutelar é um mobilizador do Sistema de Garantia de Direitos, responsável por requisitar os serviços públicos que a criança e o adolescente necessitam.

(Com informações da Prefeitura de Cambé)