Cambé - A internação de pacientes com mais de 60 anos de idade diagnosticados com Covid-19 registrou queda nos últimos três meses em Cambé (Região Metropolitana de Londrina). Segundo números da Secretaria Municipal de Saúde, em abril deste ano, 53,7%, eram pessoas com 60 anos ou mais. O índice caiu para 32% em maio e para 27,6% em junho. A proporção de óbitos nessa faixa etária também sofreu uma queda drástica no último trimestre. Em abril, 76,92% das mortes de pacientes internados por Covid foram de pessoas acima dos 60 anos. Em junho, o índice caiu para 44%.

_
_ | Foto: Geraldo Bubniak/AEN

De acordo com o médico infectologista da Secretaria de Saúde, Wilson Liuti, a queda de internações e mortes deste público pode ser resultado da campanha de vacinação contra o novo coronavírus. A faixa etária dos 60 a 69 anos é a que apresentou melhor evolução no trimestre. Dentre todas as internações em abril, essa faixa etária correspondia a 35,19% dos casos. Já em junho, somente 6,9% das internações foram de sexagenários.

NÚMEROS GERAIS

Apesar da diminuição entre os idosos, o total de internações por Covid cresceu no último mês. A cidade registrou 58 internações em junho, contra 43 em maio. Os casos positivos também subiram de 751 em maio para 1064 em junho. De acordo com dados da secretaria, o último mês foi o segundo mês mais letal da doença na cidade. Em junho, 53 pessoas morreram em decorrência da Covid, um total menor apenas que em março deste ano, quando a cidade registrou 63 óbitos.

Para o prefeito Conrado Scheller, os números reforçam a importância de tomar as duas doses da vacina. “Essa diminuição de internações e mortes de idosos mostra que a vacina é eficiente. Mas não é por isso que temos que nos descuidar. Mesmo quem já foi vacinado com as duas doses, precisa continuar usando máscaras, álcool em gel e distanciamento”, aponta.

Desde o início da pandemia, Cambé registrou 295 mortes em decorrência da infecção pelo novo coronavírus entre os 10.443 casos positivos. Até esta terça-feira (06), 43.055 cambeenses já tinham recebido a primeira dose da vacina contra a Covid e 12.797 estão imunizados com a segunda dose.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1