A Secretaria Municipal de Saúde Pública de Cambé (Região Metropolitana de Londrina) promove mais um mutirão de limpeza contra a dengue nesta semana. Das 7h às 15h, até a sexta-feira (14), os caminhões e agentes de endemias estão nas ruas de abrangência das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Santo Amaro e do São Paulo. A ação visa conter o avanço da doença e ajudar moradores a limpar seus quintais. Se chover, o mutirão será adiado.

São bairros atendidos pela UBS do Santo Amaro: Santo Amaro, além do Castelo Branco, Chácara Manella, Jardim Rejane, Jardim União, Monte Castelo, Parque Maracanã, Parque São Jorge, Santo André, São Caetano e São Leonardo. São bairros atendidos pela UBS do São Paulo: São Paulo, Boa Vista, Chácara Santa Maria, Jardins Bela Itália, Bela Suíça, do Café I e II e das Torres, e Villagio do Engenho.

Os agentes da Prefeitura recolhem objetos em geral que possam acumular água, móveis e madeiras. Não são recolhidos galhos, folhas, entulhos ou materiais de construção. Esses materiais devem ser descartados corretamente.

A Saúde Pública recomenda que os moradores da região coloquem os itens permitidos nas calçadas de suas casas ainda na noite anterior. Isso porque o caminhão já pode ter passado na rua se o morador deixar para fazer isso no sábado. Em alguns casos há muito volume de lixo para recolher, e caso os agentes não consigam fazer a limpeza no dia do mutirão, os caminhões retornam durante a semana para fazer a coleta.

FUMACÊ

Na sexta-feira (14), a prefeitura realizará aplicação de inseticida com o veículo do fumacê contra o Aedes aegypti nas ruas do Campos Verdes e também nos bairros atendidos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do São Paulo e Santo Amaro.

A prefeitura recomenda abrir portas, janelas e cortinas; retirar roupas do varal; tampar vasilhames com alimentos, bebedouros de animais e cobrir gaiolas de pássaros e apiários; não deixar utensílios de uso doméstico expostos no quintal. Após a passagem do veículo, a recomendação é trocar a ração e a água dos pets.

A Secretaria de Saúde ainda informa que o inseticida não traz risco para a saúde, aplicado com responsabilidade e com intervalos de tempo pré-determinados.

(Com informações da Prefeitura de Cambé)