A Campanha do Agosto Dourado de 2021 celebra a importância do aleitamento materno. O tema deste ano é “Amamentação: uma responsabilidade de todos” e enfatiza a responsabilidade de toda a sociedade no apoio e incentivo à amamentação, não somente das mulheres. Em Cambé (Região Metropolitana de Londrina), a Unilac (Unidade de Lactação) programou ações de conscientização e palestras.

Imagem ilustrativa da imagem Cambé realiza campanha de conscientização sobre amamentação
| Foto: iStock

Segundo Camila Ravagnani Bueno, enfermeira técnica responsável pela Unilac, uma das atividades é realizada em
parceria com a Associação Comercial de Cambé - conscientização das normas de comercialização de fórmulas – leite sintético – e de bicos artificiais. “Nossa intenção é realmente proteger o aleitamento materno e não desestimular mães a amamentarem”, explica. Ainda de acordo com ela, todas as Unidades Básicas de Saúde do município vão receber potes de vidro – palmito e azeitona –, utilizados nas doações de leite materno.

PALESTRAS

A Unilac promove ainda palestras nos dias 11 e 12 de agosto. O tema geral é “Jornada de amamentação com responsabilidade de todos” e cada uma das três palestras vai abranger itens específicos. No dia 11 de agosto, às 19h30, vai acontecer a abertura geral da jornada e a palestra intitulada “NBCAL e a promoção do aleitamento materno”, com a participação da enfermeira Márcia Maria Benevenutto de Oliveira. Já no dia 12, também às 19h30, a primeira palestra vai ser com a enfermeira Andreza Daher D. Sentone sobre a “Atualização em fisiologia da amamentação”. Logo em seguida, a palestra “Tratamento das principais complicações da amamentação” vai ser com a enfermeira Milena Torder G. Lago, consultora em aleitamento materno e laserterapeuta.

As palestras são abertas à população e os interessados devem fazer as inscrições através do link https://forms.gle/dRTpuTpnfWzJaiLMA ou do WhatsApp da Unilac (3174-0325). Vão ser disponibilizados certificados para quem acompanhar as palestras.

ANTICORPOS E NUTRIENTES

Bueno ressalta que o leite materno reduz a mortalidade infantil: “é o único alimento feito exclusivamente para o bebê, ele tem anticorpos prontos e nutrientes que são essenciais, principalmente nas primeiras semanas de vida”. Ela ainda pontua que o mesmo leite possui três fases: a primeira fase é responsável pela hidratação do bebê; a segunda pela nutrição e pelos hormônios; e a terceira fase pela engorda e pelo desenvolvimento neurológico e motor.

“O leite materno muda conforme o crescimento da criança, prevenindo contra doenças e contra a mortalidade infantil. Nenhum leite sintético consegue fazer isso”, explica. A enfermeira pontua que até os seis meses de vida o leite materno deve ser o alimento exclusivo do bebê. “Após esse período, o leite deve ser um alimento complementar pelo menos até os dois anos de vida da criança”, orienta. De acordo com Bueno, o leite materno deve ser fornecido conforme a demanda da criança, não há uma quantia específica.

DOAÇÃO

Camila Bueno explica que interessadas em doar leite materno devem entrar em contato com a Unilac, que vai agendar uma visita e fazer a distribuição dos potes. “A cada semana nós fazemos a retirada das doações nas casas das mães”, explica. Segundo Bueno, o leite recolhido em Cambé vai para o banco de leite do Hospital Universitário, onde é pasteurizado e distribuído para as UTIs neonatais dos hospitais da região. “Essa doação é importante porque esse leite vai para os bebês que estão internados. É fundamental que eles recebam esse leite rico em nutrientes.” (Com informações da Secom Cambé)

SERVIÇO - Em caso de dúvidas, aconselhamentos e para fazer o cadastro de doação de leite, o telefone para contato da Unilac Cambé é o 3174-0235 e o WhatsApp é o 3174-0325.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1