A Prefeitura de Cambé (Região Metropolitana de Londrina) informou nesta semana que o projeto de reforma da ponte do Panissa está sendo finalizado. A estrutura, localizada entre os bairros Novo Bandeirantes, em Cambé, e Conjunto Avelino Vieira, em Londrina, será revitalizada em conjunto pelos dois municípios, com custo dividido, trazendo uma solução aguardada há tempos pelos moradores da região, que sofrem mais no verão, já que a estrutura não suporta a vazão de água em dias de grandes chuvas.

O secretário municipal de Planejamento de Cambé, José Antônio Bahls, explicou que o projeto para revitalização do local está sendo formalizado e será enviado para a Prefeitura de Londrina. Caso haja o consentimento com a proposta, será elaborado o termo de cooperação para que o Executivo de Cambé faça o orçamento e a licitação da obra.

Em junho deste ano, a Prefeitura de Cambé contratou uma empresa para fazer projetos de reconstrução de oito pontes no município, uma delas a do Panissa. Como são estruturas antigas, feitas ainda com tubulações pequenas, acabavam entupindo ou sobrecarregando em dias de chuva intensa, causando transtornos como transbordamento, desbarrancamento, destruindo asfaltos e dificultando a circulação de veículos e pedestres.

LEIA TAMBÉM:

Briga de família termina com dois esfaqueados em Cambé

Com isso, foi contratada a empresa HTC Brasil para definir, nos pontos de intervenção, se a melhor opção é a reconstrução da ponte ou a colocação do sistema de tubulação de aduelas. Tudo isso através de laudo técnico, levantamento de vegetação, sondagem de solo, estudo hidrológico da bacia, análise de galerias e do traçado geométrico, e diagnóstico para fundação e da via. Posteriormente, são feitos os projetos geométrico, da ponte ou aduela, sistema de drenagem, terraplanagem, pavimentação, recuperação de taludes ou projeto de contenção, remanejamento de interferências, iluminação, sinalização e autorização ambiental com o Instituto de Água e Terra (IAT).

(Com informações da Prefeitura de Cambé)