A secretaria municipal de Saúde de Cambé (Região Metropolitana de Londrina), divulga as ações que serão implementadas durante o próximo mês, na campanha Setembro Amarelo. O mês é dedicado à prevenção ao suicídio, valorização à vida e discussões sobre o tema. Serão promovidas rodas de conversa, panfletagem, vídeos e extensão dos serviços da Saúde visando a conscientização e educação para diminuir os índices e alcançar cada vez mais pessoas.

Estão previstas panfletagem sobre o tema no calçadão, rodas de conversa com adolescentes, caminhada com os usuários do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) adulto e infantil, oficinas, vídeo nas redes sociais e caixinhas com pensamentos em serviços públicos.

A chefe de educação em saúde, e psicóloga do município, Lucimara Frasson, destaca a importância da campanha tendo em vista o número crescente de pessoas com transtornos psiquiátricos. “Hoje temos cerca de 14 mil casos notificados de suicídio por ano no Brasil, uma média de 38 casos por dia, e esse é um índice muito grande. Por mais que as campanhas estejam crescendo, assim como os serviços de atendimento, o número ainda está excedente. Então, o Setembro Amarelo é extremamente importante por ir no sentido de valorização à vida."

A psicóloga também explica que a maioria dos casos de suicídio estava relacionado a doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Sendo assim, a maioria desses casos podem ser evitados se os pacientes tiverem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade. “Por isso fazemos a campanha, para que esse suporte chegue às pessoas e elas não sofram sozinhas, que procurem ajuda. Cambé todo ano busca realizar algumas ações dentro dos próprios serviços de saúde mental, para atingir a comunidade e buscar atenção para esse tema”, completou.

A CAMPANHA

A campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio é desenvolvida no Brasil desde 2013, quando Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) deu notoriedade as ações que já eram feitas internacionalmente. Com isso, o dia 10 deste mês é marcado como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, e em 2023, o lema da campanha é “Se precisar, peça ajuda!”.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo. No Brasil, o índice se aproxima de 14 mil casos por ano, e mais pessoas morrem de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama. Já a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde divulgou, na campanha do ano passado, que entre 2016 e 2021 houve um aumento de 49,3% nas taxas de mortalidade por suicídio de adolescentes de 15 a 19 anos, com 6,6 a cada 100 mil; e de 45% entre adolescentes de 10 a 14 anos, com 1,33 por 100 mil.

A ABP destaca que a conscientização da importância da vida e prevenção ao suicídio é um dever de todos, principalmente por ser um assunto que ainda é visto como tabu. É preciso falar sobre para que quem esteja passando por momentos difíceis ou em crise busque ajuda e faça a melhor escolha que é a da vida. Com isso, ações informativas e de conscientização podem fazer a diferença, ajudando a identificar pessoas em momentos ruins, desenvolvendo uma escuta ativa, com disponibilidade e empatia e sabendo fazer o direcionamento para o profissional adequado como um médico psiquiatra.

ONDE BUSCAR AJUDA

Se você, ou alguém que conheça, está passando por momentos difíceis ou com pensamentos ruins, o Centro de Valorização da Vida (CVV) disponibiliza o Portal Disque 188. O serviço é gratuito, sigiloso e com garantia de anonimato e oferece apoio emocional em todo o território nacional, 24 horas por dia, todos os dias do ano.

Em Cambé, além do Disque 188, a Secretaria de Saúde disponibiliza serviços de psicologia em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Há ainda, os serviços especializados para pessoas com transtornos psiquiátricos graves e persistentes como o CAPS adulto, que funciona na Rua França, nº 1099, de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h; e também o CAPS infantil, para pacientes de até 18 anos, que fica na Rua Curitiba, nº 1067, funcionando durante a semana, das 7h às 18h.

PROGRAMAÇÃO DO SETEMBRO AMARELO

Durante todo o mês:

Oficinas sobre o tema nos CAPS;

Caixinha com os pensamentos do dia em alguns serviços públicos;

Vídeo sobre o tema nas redes sociais.

02/09:

Panfletagem sobre o tema no calçadão central.

13/09, às 13h30:

Roda de conversa no CRAS Campos Verde.

21/09, às 14h e 22/09, às 9h:

Roda de conversa com os adolescentes do programa Menor Aprendiz do CEPASE.

21/09, às 8h30:

Caminhada com usuários dos serviços CAPS e CAPSi e grupos de atividades físicas das Unidades Básicas de Saúde, no Zezão.

28/09, às 14h:

Roda de conversa com funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Cambé.

(Com informações da Prefeitura de Cambé)