O projeto Horta na Escola começou a ser implantado em Cambé (Região Metropolitana de Londrina). No sábado (25) ocorreu a inauguração da horta piloto, no sistema de cultivo hidroponia, no CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Hugo Simas.

O programa é uma parceria da secretaria municipal de Educação e Cultura, com a Acomac (Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção), o Instituto Intercement Brasil, Plastilit, Rotary e outros voluntários.

A horta hidropônica é um sistema de cultivo que dispensa o uso de terra, com o crescimento das vegetações em soluções de águas com nutrientes. De acordo com Ronaldo Vieira, um dos voluntários do projeto e coordenador do “Horta na Casa”, o hidropônico basicamente é um sistema que, em vez de solo, utilizam-se lâminas d’água dentro do cano.

“Esse sistema utiliza a água como condutor de nutrientes. Em vez de a planta retirar o nutriente do solo, propriamente dito, ele retira da água. Todavia, essa água não é pura como se imagina. É uma água abastecida com nutrientes como nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, boro, zinco, ou seja, tudo que uma planta precisa para crescer. Com a raiz imersa nessa lâmina d’água, retirando todos os nutrientes necessários para o seu crescimento e formação de raízes e folhas, a produção chega a ser 30% mais rápida que em uma horta convencional, e com até 70% de economia de água”, detalhou Vieira.

Ele ainda explicou que a horta hidropônica é mais higiênica, já que fica afastada do solo, sem chance de contaminação e com menos pragas ou animais que atrapalham no desenvolvimento da planta. E também, as hortaliças crescem mais rápido, já que terão a água necessária para hidratar, e com nutrição balanceada e ideal para o seu crescimento.

ALIMENTAÇÃO SUSTENTÁVEL E SAUDÁVEL

No CMEI foram instaladas duas bancadas com nove tubulações para o cultivo de hortaliças em pequenos espaços, possibilitando com que os alunos aprendam por meio do plantio e da alimentação sustentável e saudável, além de incentivar as práticas, cuidados com as plantas e a contribuição para um futuro mais consciente. Os parceiros do projeto estimam que do plantio até a colheita são cerca de 45 dias,.

“Esse projeto faz toda a diferença no aprendizado e desenvolvimento das nossas crianças porque, além do contato com a natureza, eles também veem como se dá a produção e todos os conteúdos da educação infantil na prática. São eles que estão cuidando, fazendo o plantio, e agora puderam mostrar isso para os pais, que também estão aqui para conhecer a horta. Isso é muito importante”, destacou a secretária de Educação e Cultura, Estela Camata.

A secretária explicou ainda que a horta na Escola Hugo Simas é a piloto e, a partir dele, haverá a implantação do projeto em todas as unidades do município, tanto em CMEI como nas escolas do ensino fundamental. Foram investidos cerca de R$ 10 mil, através de doações dos parceiros, na estrutura, junto com tintas para a pintura da quadra do CMEI. (Com informações da Prefeitura de Cambé)