A secretaria de Educação de Cambé (Região Metropolitana de Londrina) decidiu que as aulas vão retornar neste ano letivo de 2021 de maneira híbrida, ou seja, parte dos alunos ficará em casa e a outra na escola presencialmente, intercalando durante a semana. Uma reunião entre representantes da pasta, prefeito, Saúde e Vigilância Sanitária selou a proposta.

De acordo com a secretaria municipal de Educação, Estela Camata, os estudantes vão se dividir durante três dias. “Nossas salas têm em torno de 30 alunos, que serão divididos em três grupos. Um vai na segunda, outro na quarta e o último na sexta-feira. Tem o intervalo da terça e quinta para higienização. Temos todo o material de EPIs (equipamentos de proteção individual) para distribuir”, explicou.

Durante o período em que não estiverem na escola, os meninos e meninas receberão orientações com material impresso, como já vinha acontecendo no ano passado, quando as aulas presenciais foram suspensas em razão da pandemia de coronavírus. “Vai ser opcional para o pai se vai querer que o filho retorne e inicie o processo de aula presencial. Terá direito de escolha”, frisou.

DATA

O retorno está previsto para 18 de fevereiro, mesma data programada para a rede estadual de ensino. Será um adiamento em relação ao calendário municipal, que previa, inicialmente, 8 de fevereiro. Em Cambé são 44 unidades escolares e dez mil alunos. No entanto, o modelo vai abranger cerca de sete mil crianças, matriculadas nos chamados P4 e P5 e no ensino fundamental, do 1º ao 5º ano. As demais turmas seguirão remotamente.

A secretária alertou que a deliberação pode ter alteração até o dia marcado, dependendo da situação da Covid-19 na cidade até lá. “Tudo está sendo organizado. Vemos a necessidade do retorno gradativo, socialização, volta do convívio escolar, mas seguindo orientações da secretaria municipal de Saúde e protocolos da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) para que possamos garantir a segurança das crianças.”

Uma reunião está agendada para esta sexta-feira (15) entre Estela Camata, a comissão de educação Covid-19 – que reúne técnicos e pais -, membros da sociedade civil e escolas particulares. Em pauta está o alinhamento das ações de segurança e combate ao vírus e definição em relação às instituições privadas. Cambé tem mais de quatro mil casos confirmados da doença.

OUTRAS CIDADES

Em Rolândia, o parecer sobre a forma que será a volta às aulas deverá sair até este fim de semana. Leise Camargo, secretária de Educação, informou que aguarda um posicionamento da Saúde e uma reunião para debater o tema já está definida.

A responsável pela Educação em Londrina, Maria Tereza Paschoal de Moraes, disse que ainda estão discutindo o assunto e vão se manifestar na semana que vem.

Por meio da assessoria de imprensa, a secretaria de Educação de Ibiporã informou que realiza um um estudo para verificar quais itens são necessários comprar para a volta às aulas, como alimentação escolar e materiais de proteção. Informou ainda que nos próximos dias as secretarias de educação de Ibiporã, Londrina e Cambé se reunirão virtualmente "para relacionarem seus estudos e planos de ação".

(Atualizado às 16h35)